Mota-Engil sobe a 76.ª maior construtora do mundo
A construtora portuguesa é a segunda maior na América Latina e sexta em África, onde passou a ser a maior europeia, de acordo com o ranking da Engineering News-Record.

- 1
- ...
A Mota-Engil, que no ano passado ocupava a 79.ª posição no ranking da Engineering News-Record (ENR) das 250 maiores construtoras do mundo, subiu este ano três lugares, sendo agora a 76.ª maior.
A lista deste ano da publicação internacional especializada no setor da construção continua a ser liderada pela China State Construction Engineering, com os quatro primeiros postos a serem ocupados por grupos chineses entre os quais a China Communications Construction Company que é acionista da Mota-Engil.
A francesa Vinci, a primeira europeia a surgir no ranking, subiu este ano ao 5.º lugar mundial.
No “top 250 international contractors”, que classifica as empresas pelo seu volume de negócios global e enquanto nível de internacionalização, a Mota-Engil “assegurou nesta edição a sua melhor classificação de sempre entre as maiores do mundo”, sublinha o grupo em comunicado.
Para além de integrar o lote das 100 maiores construtoras mundiais, a empresa portuguesa atingiu a 24.ª posição entre as construtoras mais internacionalizadas a nível mundial (subindo 11 lugares em dois anos), com o crescimento que tem registado em África e na América Latina.
A empresa liderada por Carlos Mota dos Santos mantém-se ainda a segunda maior construtora na América Latina e sobe à 6.ª posição em África, sendo a maior construtora não chinesa. Ou seja, é pela primeira vez a líder europeia no continente africano.
Também na Europa, onde em 2024 ocupou o 14,º lugar, subiu agora à 11.ª posição.
Mais lidas