CEO do Bayer Leverkusen quer limite salarial internacional para os jogadores de futebol
É um pedido inédito. O diretor executivo do clube alemão Bayer Leverkusen, Fernando Carro, apelou a que fosse criado um limite máximo para os salários dos jogadores de futebol internacionalmente.
A razão está no domínio financeiro que a Premier League de Inglaterra tem face a outras ligas, o que pode prejudicar inclusive a competição futebolística de referência da Europa, a Liga dos Campeões. segundo o líder do clube alemão. Convidado do painel "Future of Finance", organizado pela Bloomberg, em Frankfurt, Carro afirmou que a Premier League "estava a tentar tornar-se no produto número um na Europa, acima até mesmo da Liga dos Campeões".
PUB
Para que o tecto salarial seja eficaz, o CEO defendeu a implementação a nível internacional e como um limite absoluto, sem definir qual. "Normalmente sou contra a regulação, mas acho que esta é algo pelo qual temos de lutar", apelou.
Na Europa, não há limites salariais rígidos no futebol, embora as ligas individuais tenham restrições nos gastos - até porque a UEFA limita as despesas dos clubes com as equipas em relação às receitas, numa lógica de "fair play" financeiro.
A verdade é que a discrepância financeira entre a Premier League e outras ligas europeias é significativa. De acordo com dados da UEFA, na época 2023/24, os clubes da Premier League geraram mais de 7,1 mil milhões de euros em receita agregada, enquanto as receitas dos clubes da Bundesliga, onde joga o Bayer Leverkusen, foram praticamente metade: 3,6 mil milhões de euros.
PUB
Os clubes alemães enfrentam assim desafios para atrair investimento estrangeiro. Exemplo disso é o colapso da proposta de uma "private equity", que contou com ofertas da CVC e da Blackstone, para adquirir uma participação na Bundesliga, que ficou por terra devido a protestos por parte dos adeptos.
O Bayer Leverkusen é um dos melhores clubes da Alemanha, tendo vencido a Bundesliga há duas temporadas. Durante o verão, venderam a promessa do futebol Florian Wirtz aos ingleses do Liverpool por 116 milhões de libras (132,86 milhões de euros ao câmbio atual).
Saber mais sobre...
Saber mais Futebol Desporto Bayer 04 Leverkusen Campeonato Alemão de Futebol Europa Premier League União das Federações Europeias de Futebol Fernando Carro Inglaterra Leverkusen Frankfurt am Main Florian WirtzMais lidas
O Negócios recomenda