FC Porto multado em 750 mil euros pela UEFA mas fica sem restrições
Multa por incumprimento do fair play financeiro é referente às épocas 2022/23 e 2023/24
O FC Porto vai pagar 750 mil euros por incumprimento de um parâmetro financeiro da UEFA, ficando em suspenso um outro valor de 4,25 M€ em caso de nova prevaricação. O pagamento daquele valor, contudo, afasta o risco de qualquer sanção financeira ou desportiva por parte do organismo europeu.
Em causa está o parâmetro 'football earnings', que pela primeira vez esteve sob escrutínio e que, no caso, diz respeito às contas das temporadas 2022/23 e 2023/24, ainda referente à anterior administração. Este parâmetro, que não se relaciona com o da solvabilidade que resultou em penalizações anteriores, relaciona-se, em traços largos, com o resultado líquido dos exercícios, excetuando-se alguns critérios como, por exemplo, o investimento em futebol de formação ou amortizações.
O desvio apresentado pelo FC Porto foi na ordem dos 50 milhões de euros, o que levou a abertura do procedimento ao FC Porto, assim como a Chelsea, Barcelona, Aston Villa, Hajduk Split e Lyon. Os clubes discutiram o plano de reequilíbrio dos resultados e, de todos eles, apenas os dragões não avançaram com um acordo com a UEFA, isto na medida em que os dragões deram já conta que o desvio será fortemente recuperado em 2024/25. Desta forma, o organismo europeu dispensou a assinatura do acordo, com o FC Porto a pagar a multa de 750 mil euros, mas ficando excluído de outras restrições.
De notar que a próxima avaliação daquele parâmetro será feito a três épocas e, mediante a recuperação do desvio, os dragões podem ser chamados a pagar mais uma parcela do valor de 4,25 M€ que se encontra suspenso.
Mais lidas