pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Escolha o Jornal de Negócios como "Fonte Preferida"

Veja as nossas notícias com prioridade, sempre que pesquisar no Google.

Adicionar fonte

SAD do Sporting emite 30 milhões de euros em obrigações com juro de 5,25%

A SAD do Sporting vai ao mercado para se financiar mediante uma oferta pública de subscrição e uma oferta pública de troca num montante global de 30 milhões de euros. O juro oferecido é de 5,25%.

João Cortesão
15 de Outubro de 2024 às 17:33

A SAD do Sporting vai emitir 30 milhões de euros em obrigações com um prazo de quatro anos, indicou esta terça-feira a sociedade anónima desportiva (SAD) "leonina" em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A emissão divide-se numa oferta pública de subscrição e numa oferta pública de troca que incide sobre as obrigações que vencem este ano.

Esta é a segunda incursão da SAD liderada por Frederico Varandas no mercado obrigacionista este ano, depois de em maio ter colocado 50 milhões de euros com um juro de 5,75%.

As ofertas arrancam na próxima sexta-feira, 18 de outubro, e terminam a 31 de outubro. O montante das ofertas pode ser aumentado até 29 de outubro. O resultado da operação será anunciado a 4 de novembro e a admissão à negociação na Euronext Lisbon será a 6 de novembro.

A SAD disponibiliza até seis milhões de obrigações com um valor unitário de cinco euros sendo o mínimo de subscrição de 500 obrigações, ou seja 2.500 euros.

A oferta de troca incide sobre até quatro milhões de obrigações Sporting SAD 2021-2024, com um valor global de 20 milhões de euros. 

Assim, os detentores das obrigações que vencem este ano podem trocar os seus títulos na razão de 1:1. Adicionalmente, "serão pagos os juros corridos desde 10 de junho de 2024, inclusive, até à data de emissão, exclusive, no montante de €0,1064583325 por cada Obrigação Sporting SAD 2021-2024, sujeito a impostos, comissões e outros encargos".

A oferta, refere a SAD tem como objetivo "a obtenção de fundos através do recurso ao mercado de capitais, prosseguindo uma estratégia de diversificação e otimização das fontes de financiamento da Sporting SAD, sendo estes fundos utilizados para o financiamento da atividade corrente da Sporting SAD e reforço de liquidez".

O montante líquido previsto das receitas resultantes das ofertas para a Sporting SAD será de 28.879.720 euros, refere o prospeto.

A subscrição das obrigações pode ser feita pelo público em geral "tendo especificamente como destinatários pessoas singulares ou coletivas residentes ou com estabelecimento em Portugal, sem prejuízo da subscrição noutros Estados-Membros da União Europeia através de oferta particular". Não foram estabelecidos quaisquer direitos de preferência no âmbito das ofertas.

No caso de a procura ser superior à oferta, "as ordens de subscrição e/ou de troca transmitidas em aceitação da respetiva oferta e devidamente validadas serão satisfeitas de acordo com os critérios de alocação de ordens e de rateio aplicáveis".

Como é habitual neste tipo de operações, foram elencados vários riscos, como o "relacionado com a circunstância de o capital próprio da Sporting SAD ser inferior a metade do capital social", mas também os de âmbito competitivo, como o "risco decorrente da necessidade de sucessos de natureza desportiva e da dependência de projeção mediática e desportiva do SCP" e o  risco de variação significativa dos rendimentos económicos em função da participação em competições europeias".

A SAD lembra também o "risco decorrente das regras e diretrizes de Financial Sustainability [sustentabilidade financeira] emitidas pela UEFA".

Para a coordenação global dos serviços e preparação e lançamento das ofertas, assim como para a assessoria nos processos de admissão à negociação das obrigações no Euronext Lisbon e de cancelamento das Obrigações Sporting SAD 2021-2024 foi selecionado o Haitong Bank.

Ver comentários
Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.