Android ganha terreno face aos "smartphones" e "tablets" da Apple
O sistema operativo Android continua a ganhar terreno no mercado dos "tablets" e dos "smartphones" , no terceiro trimestre de 2012. Preço pouco competitivo do iPad mini pode favorecer as vendas dos dispositivos com sistema operativo Android no próximo semestre.
Os dispositivos que incluem sistema operativo Android aumentaram as vendas no terceiro trimestre deste ano, ao passo que a Apple perdeu terreno.
A quota da Apple, no mercado dos “tablets”, ficou nos 50,4%, no terceiro trimestre de 2012, segundo o último relatório da International Data Corporation (IDC). No mesmo período do ano passado a tecnológica norte-americana detinha 59,7% do mercado.
Os efeitos da última novidade da Apple, o iPad mini só se farão sentir no próximo trimestre, segundo o “Mashable”.
Tom Mainelli, especialista no mercado dos “tablets” da IDC acredita que com o lançamento do iPad mini e do iPad 4 o próximo trimestre da Apple seja “muito bom”. Contudo, o preço do iPad mini pode fazer com o Android repita o êxito do terceiro trimestre, explica Mainelli no relatório do IDC.
A Samsung, uma das fabricantes de “tablets” que usa sistema operativo Android passou de uma quota de mercado de 6,5% no terceiro trimestre de 2011 para 18,4% no mesmo período de 2012. Asus e Amazon representaram, em conjunto, 17,6% do mercado destes dispositivos.
No mercado dos “smartphones “, o Android domina, nos EUA. A Google detinha, no final de Setembro, 52,5% deste mercado, superando o trimestre anterior, em que registou 51,6%.
Apple e Google, juntas, detinham, no terceiro trimestre de 2012, 86,8% do principal mercado de “smartphones”. Um desempenho melhor do que o registado entre Março e Junho de 2012, 84%, segundo o jornal “Cinco Dias”, que cita dados da consultora ComScore.
A canadiana Research in Motion (RIM) foi quem mais se ressentiu do avanço das duas empresas norte americanas. As vendas da fabricante do Blackberry representaram 8,4% no terceiro trimestre de 2012. Entre Março e Junho de 2012 as vendas da RIM corresponderam 10,7% do mercado norte-americano de “smartphones”.
A Microsoft continua, também, a perder terreno, tendo passado de 3,8% para 3,6% na quota que detém na quota de mercado dos “smartphones”. Na última semana a empresa apresentou o Windows Phone 8, esperando melhorar os resultados com o novo sistema operativo.
(Notícia corrigida às 20h16: a quota da Apple no mercado dos "tablets", no terceiro trimestre de 2011 foi de 59,07% e não de 50,4%, como se lia anteriormente)
Mais lidas