pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Aquisição pode originar a maior fabricante de ouro do mundo

A Harmony Gold Mining, a maior mineira de ouro da África do Sul, fez uma oferta hostil de 8,2 mil milhões de dólares (6,58 mil milhões de euros) em acções da Gold Fields, numa aquisição, que a concretizar-se, dará origem à maior produtora de metais precio

18 de Outubro de 2004 às 15:39

A Harmony Gold Mining, a maior mineira de ouro da África do Sul, fez uma oferta hostil de 8,2 mil milhões de dólares (6,58 mil milhões de euros) em acções da Gold Fields, numa aquisição, que a concretizar-se, dará origem à maior produtora de metais preciosos do mundo. A Gold Fields anunciou que esta oferta deve falhar.

A aquisição inviabiliza o plano de compra da empresa canadiana Iamgold por parte da Gold Fields, no valor de 2,1 mil milhões de dólares (1,68 mil milhões de euros) através da troca de acções. A operação, que foi anunciada em Agosto, subavalia as minas da Gold Fields fora da África do Sul, segundo o presidente executivo da Harmony, Bernard Swanepoel.

Swanepoel expandiu a dimensão da Harmony em quase cinco vezes desde que tomou posse, em 1995, em parte através da aquisição de minas na África do Sul e com a redução de custos, numa altura em que a moeda sul-africana fortaleceu, o que anulou ganhos na indústria.

A Harmony anunciou que ofereceu um prémio de 29% à Gold Fields, o que representa quase o dobro do seu tamanho.

«É improvável que (a oferta) tenha sucesso» afirmou o presidente executivo da Gold Fields, Ian Cockerill, em entrevista telefónica à Bloomberg. «Porque razão os nossos accionistas vão considerar um investimento numa empresa que está a ter prejuízos», questiona o responsável.

As acções das mineiras recuavam. A Harmony caía 8,62% e a Gold Fields perdia 1,08%.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio