Banca nacional compra três empresas têxteis
Aquisição pelo Fundo de Reestruturação evita falência das três empresas do Norte que empregam 2.000 trabalhadores.
O Fundo de Reestruturação detido pelos cinco principais bancos portugueses e que conta ainda com uma participação directa do Estado de 8% comprou a Coelima, a António Almeida & Filhos e a José Machado de Almeida. Com esta aquisição evitou-se a falência das três empresas, dando origem ao maior grupo no segmento dos têxteis-lar, de acordo com o “Público” e o “Diário Económico”.
As três empresas vão manter por enquanto as estruturas industriais autónomas, mas os sindicatos temem a redução dos postos de trabalho, uma hipótese que não foi descartada pela MoreTextile, a nova dona das três empresas. Ao “Diário Económico”, fonte oficial da MoreTextile disse que “será necessária a realização de ajustamentos para responder às efectivas necessidades do mercado e garantir a sustentabilidade das empresas”.
As três empresas situadas no Norte do País facturam mais de 100 milhões de euros e empregam 2.000 pessoas. Segundo a nova holding comum, as empresas foram penalizadas pela concorrência dos países asiáticos e pela subida dos custos de produção.
O Fundo de Reestruturação é um veículo de capital de risco com uma dotação orçamental de 740 milhões de euros e que já conta com mais de uma dezena de empresas no seu portfolio. Entre elas a Aerosoles, já transformada na Move On.
Mais lidas