BES e Banif pagam comissão de 1,348% por garantia do Estado
O BES emitiu obrigações garantidas pelo Estado no montante de mil milhões de euros. O Banif fez duas emissões, no montante global de 595 milhões de euros. Pagaram 1,348% pela garantia ao Estado que assim recebe 21,5 milhões de euros de comissão ao ano.
Os termos da garantia dada ao BES foi hoje publicada em Diário da República, embora o despacho de Maria Luís Albuquerque, secretária de Estado do Tesouro, esteja com data de Dezembro.
O mesmo acontece com dois empréstimos obrigacionistas autorizados ao Banif, com garantia do Estado. Estão hoje as autorizações em Diário da República, com data de Dezembro. Ambos a três anos e para emissões de 500 milhões de euros e 95 milhões de euros. A comissão da garantia é fixada no mesmo montante do do BES, ou seja, 1,348%. O que significa que o Banif pagará por estas duas emissões comissões ao Estado de oito milhões de euros ao ano, num total dos três anos de 24 milhões de euros.
Assim, se por ano o Estado receberá 21,5 milhões por as garantias dadas a estas três emissões, no total dos três anos a factura atinge 64,4 milhões de euros.
Mais lidas