Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BMW X5 tem a preferência dos ladrões de automóveis

A BMW pretende superar a Mercedes como a maior fabricante mundial de automóveis de luxo. Mas até agora, a construtora alemã apenas convenceu um grupo: os ladrões de carros.

Ricardo Domingos rdomingos1@gmail.com 07 de Setembro de 2003 às 15:49
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A BMW pretende superar a Mercedes como a maior fabricante mundial de automóveis de luxo. Mas até agora, a construtora alemã apenas convenceu um grupo: os ladrões de carros alemães.

O modelo X5 da BMW encontra-se no topo das estatísticas como sendo o carro mais roubado na Alemanha, segundo dados da associação de seguradoras alemãs.

De acordo com a informação disponível, 39 em cada 1.000 unidades do X5 segurados naquele país foram roubados no ano passado, o que perfaz mais do dobro do registado pelo Mercedes CL500, o segundo modelo mais popular. A Mercedes é controlada pela DaimlerChrysler.

Os grupos de ladrões normalmente viram-se para modelos cujos sistemas electrónicos de segurança são mais facilmente violados. Os veículos são muitas vezes roubados para fazer face a encomendas oriundas de países como a Rússia, Sérvia, Kosovo e Polónia, segundo a associação seguradora.

«Há um mercado grande para os veículos desportivos de luxo na Europa de Leste e Balcãs», declarou à Bloomberg um porta voz daquela associação. «Os condutores podem dar nas vistas e ainda lidar com estradas em mau estado», acrescentou.

A melhoria nos sistemas de segurança electrónicos resultou numa redução em dois terços do número de veículos roubados desde 1995 até 2002. De todos os carros segurados, apenas 1,1 em cada 1.000 são roubados. O valor de automóveis roubados desceu dos 587 milhões de euros em 1995 para os 301 milhões de euros no ano passado.

A maioria dos carros roubados são modelos anteriores a 1995, ano a partir do qual todos os veículos passaram a ter sistemas de segurança electrónicos.

Mais lidas
Outras Notícias