pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Campanha da Westrags PT gera polémica no Facebook

A loja de roupa online Westrags PT criou uma campanha especial, em que metade das vendas revertia para uma associação à escolha dos utilizadores do Facebook. A União Zoófila ganhou a votação e o IPO ficou em segundo lugar. Nenhuma vai receber o prémio e não faltam comentários a criticar a postura da marca na sua página.

14 de Novembro de 2011 às 14:05

A campanha “Wear your heart”, da filial portuguesa da empresa Westrags, teve início na passada semana, na respectiva página de Facebook. A empresa criou uma colecção especial – chamada Sharetee – e metade das vendas dessa colecção seriam entregues, em Dezembro, à instituição que mais votos recolhesse dos “fãs” da página.

Quando a votação encerrou, a União Zoófila liderava a classificação, com uma vantagem de 200 votos sobre o Instituto Português de Oncologia (IPO), segundo se lê num comunicado da associação. A instituição de apoio a animais foi inclusivamente parabenizada pela Westrags mas a votação continuou – neste momento, é o IPO que lidera a votação. No dia seguinte, a marca colocou no seu mural uma mensagem a apelar às prioridades dos utilizadores da página.

“Após a conclusão da votação sobre que instituição a Westrags deveria ajudar, recebemos dezenas de mensagens de pessoas que não acham justo a Westrags ajudar animais em detrimento de pessoas. E tu, o que achas?”. A ilustrar essa pergunta estava uma imagem em que figuravam os “representantes” de cada uma das instituições: um menino sem cabelo e um cão. Na discussão que se seguiu – e que já atingiu os 600 comentários – vários internautas contestam a posição que a marca assumiu e manifestam estupefacção pela imagem escolhida.

Animais ganharam em França

Para a União Zoófila, a questão colocada “é tão idiota como perguntar ‘Se só pudesses salvar um, qual escolhias?’ seguido de uma fotografia de uma criança doente oncológico vs uma fotografia de uma criança africana em estado terminal de subnutrição”. A associação prescindiu da vitória.

A Westrags decidiu, entretanto, atribuir o donativo à Ajuda de Berço, que ficou em terceiro lugar. Em comunicado, a empresa justifica a questão com os seus estatutos e considera “injusto” estar a ser atacada “quando o objectivo da marca é ajudar uma instituição de solidariedade escolhida pelos nossos fãs, independentemente da sua esfera de acção”. A imagem em causa terá sido enviada por um fã e alguns comentários a criticar os animais são, assume a marca, de um colaborador da empresa.

Em França, curiosamente, a associação que ganhou a mesma campanha foi uma associação ligada a animais. “A associação francesa mais votada dá pelo nome de Federeração Francesa das Associações de Cães-guia”, lê-se no Facebook da filial francesa da Westrags. Em Espanha, a vencedora foi a Associação Espanhola Contra o Cancro – Unidos Contra o Cancro.

Este é mais um caso em que o “buzz” social gerado pelo Facebook acaba por lesar a imagem da própria marca. No passado, a Ensitel – que começou por exigir a uma cliente que retirasse “posts” em que esta contestava a empresa – e a EDP, que eliminou um comentário em que uma utilizadora criticava o Plano Nacional de Barragens, já passaram por situações semelhantes. A Ensitel acabou por retirar a acção à utilizadora e a EDP suspendeu a sua participação no Facebook.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio