Compra da Warner Bros pela Netflix inquieta Hollywood, cinemas e congressistas
A operação, anunciada esta sexta-feira, colocará sob o mesmo teto duas das três maiores plataformas mundiais de vídeo.
A compra da Warner Bros pela Netflix, anunciada esta sexta-feira, está a suscitar a inquietação em Hollywood, de exploradores de cinemas e eleitos quanto ao futuro da difusão em salas e a uma concentração excessiva do setor.
A Netflix dedicou 72 mil milhões de dólares, que excedem os 83 milhões quando se considera a dívida, para recuperar o seu concorrente na transmissão vídeo HBO Max, bem como os estúdios Warner Bros e o seu catálogo.
A operação colocaria sob o mesmo teto duas das três maiores plataformas mundiais de vídeo, com mais de 300 milhões de assinantes para a Netflix e 128 milhões para a HBO Max.
Na quarta-feira, o senador republicano Mike Lee tinha avisado que este projeto "deveria alarmar as autoridades da concorrência em todo o mundo".
Para a senadora democrata Elizabeth Warren, estes desenvolvimentos "ameaça aumentar o preço das assinaturas e reduzir a escolha, (...) e ameaçar o emprego nos EUA".
Um conhecedor do assunto disse à estação televisiva CNBC, sob anonimato, indicou que esta aquisição suscitava "um forte ceticismo" no governo de Trump.
Solicitadas pela AFP a comentar, a autoridade da concorrência (FTC, na sigla em inglês) e a Casa Branca não reagiram.
Mais lidas