pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Dez novas empresas portugueses com negócios e parcerias no Golfo Pérsico

Cinco empresas portuguesas assinaram negócios e outras cinco firmaram parcerias com empresas de Estados do Golfo Pérsico visitados pela delegação do ministério dos Negócios Estrangeiros esta semana, disse hoje Pedro Reis da AICEP.

20 de Dezembro de 2012 às 10:44

O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal disse hoje aos jornalistas no Dubai, a última escala da deslocação ao Golfo Pérsico do ministro dos Negócios Estrangeiros, que cinco empresas portuguesas assinaram negócios e outras cinco acordaram parcerias durante a visita à região, nos últimos dias.

"A Aquapor fez uma parceria muito importante que cobre o Omã, o Bahrain, e o Kuwait, e que prevê a construção de estações de tratamento de águas residuais; um outro contrato foi celebrado entre uma empresa de vigilância electrónica, a Eneida, nos Emirados Árabes Unidos e também uma empresa portuguesa de sinalética fechou um negócio nos Emirados no âmbito desta visita", referiu Pedro Reis.

A GCC, uma empresa de análises clínicas do Porto celebrou hoje um contrato para dois negócios do sector para o mercado do Sultanato de Omã. A Vivafit, ginásios para mulheres, assinou uma parceira também para Omã e é possível, segundo a AICEP, seguir-se a implantação de uma cadeia de ginásios nos mercados da zona.

"O contrato da Groundforce na área da logística de aeroportos, integrando a área rodoviária e aeronáutica, com o fundo Shuaa do Dubai, pode dar outro patamar à Groundforce, consolidando o seu negócio e os seus postos de trabalho em Portugal", adiantou ainda Pedro Reis, referindo-se ao contrato assinado hoje nos Emiratos Árabes Unidos.

Na área da construção civil, o grupo Catarino celebrou uma parceria para se posicionar em obras na região do Golfo Pérsico, seja directamente como empreiteiros, seja funcionando como subempreiteiros de grande grupos locais, e uma empresa de telhas cerâmicas também fechou um negócio de venda para a região.

Finalmente, durante a visita ao Golfo Pérsico que termina na sexta-feira, foi anunciado o investimento de 200 milhões de euros do fundo Al Bahra, do Kuwait, no Algarve.

"Temos já situações muito concretas, são cinco negócios concretizados e cinco parcerias celebradas. Isto pode levar, juntamente com as três missões que vamos organizar em Portugal no primeiro trimestre - trazendo depois ao Golfo as empresas imobiliárias, banca e empresas listadas no PSI 20 - que se suba, ainda mais, o investimento, seja do Kuwait, do Qatar, do Omã em Portugal", sublinhou o presidente da AICEP.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio