pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Itaú ganha leilão para contas-salário e tesouraria da prefeitura de São Paulo

O Banco Itaú, um dos accionistas de referência do Banco BPI, ganhou o leilão feito pela prefeitura de São Paulo para pagamentos das contas-vencimento dos funcionários do município e da tesouraria da edílica que deverão movimentar 15 mil milhões de reais (

09 de Setembro de 2005 às 15:53

O Banco Itaú, um dos accionistas de referência do Banco BPI, ganhou o leilão feito pela prefeitura de São Paulo para pagamentos das contas-vencimento dos funcionários do município e da tesouraria da edílica que deverão movimentar 15 mil milhões de reais (5,21 mil milhões de euros) por ano.

O banco brasileiro assume o pagamento, por cinco anos, das contas salário dos 210 mil funcionários da prefeitura de São Paulo. O Itaú saiu vencedor da licitação ao pagar 510 milhões de reais (177 milhões de euros) para assumir as contas destes funcionários públicos que recebiam, até agora, através do estatal Banco do Brasil e do Banespa do grupo Santander, segundo a imprensa brasileira.

Mas o Itaú garantiu ainda as contas da tesouraria da prefeitura de São Paulo, a maior do Brasil. Para isso, pagou 1,5 mil milhões de reais (521 milhões de euros).

As contas dos funcionários movimentam quatro mil milhões de reais (1,39 mil milhões de euros) por ano e as da prefeitura 11 mil milhões de reais (3,82 mil milhões de euros)

Na cidade de São Paulo, o Itaú tem 300 agências de uma rede total de 2.200.

Este tipo de leilão não é novo no Brasil mas já recebeu críticas do Sindicato dos Bancários que admite recorrer contra a licitação. A seu ver, «é o banco público (neste caso o Banco do Brasil) que tem de cuidar das contas públicas».

Em 2004, o governo de Pernambuco leiloou 100 mil contas dos funcionários do Estado por 240 milhões de reais (83,5 milhões de euros), negócio arrematado pelo estrangeiro ABN Amro.

O presidente do Sindicato teme que outros municípios brasileiros sigam este exemplo.

*Correspondente em São Paulo

Ver comentários
Publicidade
C•Studio