Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Jorge Mendes já não é o maior agente do mundo

No critério utilizado pela Pluri Consultoria, Jorge Mendes deixou de ser o maior empresário de jogadores de futebol do mundo. Agora é a empresa francesa Mondial Sport, do empresário Constantin Dumitrascu.

Alexandra Machado amachado@negocios.pt 10 de Dezembro de 2012 às 13:08
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Jorge Mendes deixou este ano de ser o maior agente de jogadores de futebol a nível mundial no "ranking" elaborado anualmente pela brasileira Pluri Consultoria.

 

A sua empresa, Gestifute, foi ultrapassada pela francesa Mondial Sport, do empresário Constantin Dumitrascu que, entre outros jogadores, é agente de Witsel, Kun Agüero, Lucas, Ganso. 

 

De acordo com a lista divulgada esta segunda-feira, 10 de Dezembro, dos vinte maiores agentes do mundo, a empresa francesa Mondial Sport tem 67 jogadores com um valor de mercado que atinge os 635,1 milhões de euros. E concretizou uma impressionante subida do 15º lugar em 2011 para o primeiro posto em 2012.

 

Já a Gestifute perdeu uma posição, encontrando-se agora no segundo lugar, já que Jorge Mendes tem na sua carteira 69 jogadores avaliados em 524,9 milhões de euros.

 

Na lista segue-se, em terceiro, a Stellar Football, de Inglaterra, que, apesar de ter em carteira 177 jogadores, estes têm um valor de 366,2 milhões de euros. Entre os seus futebolistas estão Joe Hart, Rafael, Ashley Cole. Esta empresa era a segunda maior em 2011.

 

Na quarta posição está a espanhola GoalKick Sportmanagement, que representa por exemplo Juan Mata, com uma carteira de jogadores de 359,4 milhões de euros.

 

Nas restantes posições estão a alemã Firsteleven, a brasileira Europe Sports, a alemã Kick & Run, a espanhola Bahía, a alemã Prosoccer24, a inglesa Base Soccer Agency. Já fora dos 10 primeiros lugares estão a alemã SportsTotal, a brasileira MJF Publicidade e Promoções, a holandesa Sports Entertainment, a francesa Mondial Promotion. Seguem-se mais quatro alemãs: Rogon, Pro Profil, Lian Sports e WB Sportmanagement.Na 19ª posição está o chileno Fernando Felicevich e no 20º lugar o argentino Marcelo Simonian. 

 

No conjunto, os vinte maiores agentes têm uma carteira de 1.854 jogadores avaliados em 4,9 mil milhões de euros.

 

Que jogadores tem o líder?

A Mondial Sport é detida por Constantin Dumitrascu e segundo o levantamento da transfermarkt, este agente representa jogadores como o Witsel, Kun Agüero, Cavani, Llorente, Ramires, Lucas, Ganso.


E que jogadores portugueses tem? Da lista da transfermarkt consta Rui Fonte, que joga no Espanyol, Cédric Soares, do Sporting. Maior é a lista de jogadores que estão no campeonato português. Do Benfica, Dumitrascu é dono do passe de Salvio, Rodrigo, Bruno César e do Sporting detém os direitos sobre Elias, Xandão, Labyad e Cédric.


E destronou Jorge Mendes que detém na sua carteira Cristiano Ronaldo, Falcao, DiMaría, Thiago Silva, entre outros.

Ver comentários
Saber mais Desporto agentes futebol
Mais lidas
Outras Notícias