Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Marão e Transmontana recebem 253 milhões de fundos comunitários

Os dois grandes projectos rodoviários da região transmontana viram aprovada atribuição de mais de 250 milhões de euros dos Fundos de Coesão.

Maria João Babo mbabo@negocios.pt 15 de Outubro de 2015 às 14:28
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

A União Europeia aprovou a atribuição, através do Fundo de Coesão, de 164,4 milhões de euros para a Autoestrada Transmontana, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP) em comunicado, explicando que o cofinanciamento no âmbito do Quadro Comunitário QREN 2007-2013 é atribuído para a concretização da A4 entre Amarante e Vila Real.

Trata-se de um lanço com 134 quilómetros, que complementa a autoestrada entre o Porto e Bragança e faz a ligação à fronteira espanhola em Quintanilha/Zamora.


A IP destaca tratar-se do primeiro cofinanciamento a um projecto em regime de PPP, "possível dado o elevado interesse público que a concretização desta infraestrutura compreende contribuindo para a coesão do território e desenvolvimento regional", refere, sublinhando tratar-se de uma ligação rodoviária que integra as Redes Transeuropeias de Transportes e que se encontra aberta ao serviço no final de Agosto de 2013.

O valor do cofinanciamento atribuído a este projecto corresponde a cerca de 61% do montante elegível que ficou estabelecido em 269,8 milhões de euros, avança ainda a IP.

Também o projecto do Túnel do Marão viu aprovado em Agosto passado a atribuição de 89 milhões de euros no âmbito dos Fundos de Coesão da União Europeia.

"Com este cofinanciamento o montante do investimento fica em 61 milhões, ou seja, menos de metade dos 150 milhões do custo das três empreitada actualmente em curso", sublinha a IP.

A soma dos cofinanciamentos comunitários totaliza, assim, 253,4 milhões de euros, para os dois projectos da região de Trás-os-Montes.

Ver comentários
Saber mais União Europeia Fundo de Coesão Autoestrada Transmontana Portugal Amarante Vila Real Porto Bragança Túnel do Marão
Mais lidas
Outras Notícias