McKinsey com nova líder em Portugal focada na transição digital
Joana Magalhães da Silva assumiu a liderança do escritório da consultora internacional em Portugal. Suportada na experiência internacional, procura ajudar as empresas a superar os “desafios de um mundo em rápida mudança”.
- 1
- ...
Com mais de uma década de ligação à McKinsey, e poucos meses despois de ter passado a partner da consultora, Joana Magalhães da Silva foi nomeada para a liderança do escritório português. Apoiada na experiência acumulada, nomeadamente a nível internacional, a nova Location Manager quer continuar a desenvolver o trabalho já feito, mas com o foco nos desafios da transição digital.
“Sinto um enorme orgulho no nosso legado e uma profunda responsabilidade em continuar a trabalhar lado a lado com os nossos clientes, apoiando-os a alcançar os seus objetivos e a enfrentar os desafios de um mundo em rápida mudança.”, diz Joana Magalhães da Silva no comunicado em que é anunciada a sua promoção à liderança do escritório em Portugal.
"É uma honra liderar o escritório de Lisboa nesta nova etapa” da McKinsey. Lembrando o trabalho da consultora ajudando as empresas “a escalar, transformar-se e internacionalizar-se, ultrapassando as fronteiras naturais do mercado local”, a Location Manager quer a consultora a trabalhar lado a lado com as empresas para que estas consigam adaptar-se, mas principalmente para agarrem as oportunidades da disrupção tecnológica que o mundo está a viver.
Location Manager da McKinsey Portugal
Sob esta nova liderança, a McKinsey Portugal continuará “a apoiar os clientes a escalar a nível global, adotar tecnologias de vanguarda e alcançar um crescimento sustentável”, refere a consultora em comunicado, salientando o seu “papel ativo na promoção do progresso económico e social em Portugal”.
E há potencial em Portugal. Suportada no “Um caminho de crescimento para Portugal”, um estudo da McKinsey Global Institute, Joana Magalhães da Silva salienta “as arenas de crescimento que dão a Portugal a oportunidade de crescer a 5% ao ano nos próximos 15 anos”. E atira: “esta é uma oportunidade que devemos agarrar, mobilizando as empresas e o país”.
Importar conhecimento
A McKinsey Portugal quer contar com a “experiência internacional e o sentido de liderança” de Joana Magalhães da Silva para potenciar o negócio nacional, mas também os negócios dos seus clientes portugueses. O conhecimento do mercado será essencial “para apoiar os nossos clientes num contexto cada vez mais desafiante”, diz José Pimenta da Gama, Office Managing Partner da McKinsey & Company Iberia.
A nova líder do escritório nacional entrou na McKinsey pela primeira vez em 2015, tendo passado a Associate Partner em 2021 e a Partner em janeiro deste ano. Ao longo da sua carreira apoiou “clientes em Espanha, Europa e América Latina em várias áreas de atividade, focando-se no setor financeiro, em particular em banca e seguros”, trazendo agora esse conhecimento para cá.
Office Managing Partner da McKinsey & Company Iberia
“Nos últimos anos, tem aprofundado a sua experiência em transformação e crescimento empresarial, acompanhando de perto empresas familiares e processos de transformação digital”, sublinha a nota biográfica que dá conta da nomeação da Location Manager da consultora em Lisboa.
Mais lidas