pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Noruega escolhe Alemanha como parceira para compra de submarinos

Depois de fechado um acordo entre os dois países, os governos vão entrar em negociações com a alemã Thyssenkrupp, que deverá ser o fornecedor dos novos submarinos.

Correio da Manhã
Negócios 03 de Fevereiro de 2017 às 13:23

A Noruega escolheu a Alemanha como parceira estratégica para a aquisição de novos submarinos, tornando a Thyssenkrupp o fornecedor mais provável, segundo avançou a ministra norueguesa da Defesa Ine Eriksen Soereide.

De acordo com a Reuters, a Noruega planeia comprar quatro submarinos, e a Alemanha dois. "Em primeiro lugar, procurámos um parceiro estratégico. Quando a Alemanha se ofereceu para comprar submarinos idênticos, juntamente connosco, isso abriu caminho para uma cooperação próxima", afirmou Soereide à agência noticiosa.

Em Abril do ano passado, a Noruega avançou que a francesa DCNS e a ThyssenKrupp eram os candidatos mais fortes para fornecer submarinos para substituir a sua frota, construída entre 1987 e 1992.

"A Noruega entrará agora em negociações finais com as autoridades alemãs. Quando houver um acordo entre os governos, dar-se-á início a uma negociação germano-norueguesa com o fornecedor alemão Thyssenkrupp Marine Systems", avançou o Ministério da Defesa norueguês em comunicado.

O objectivo é assinar um contrato conjunto em 2019 e que as entregas dos submarinos ocorram entre meados de 2020 e 2030.

A confirmar-se, o acordo poderá aliviar a pressão sobre a Thyssenkrupp para intensificar a reestruturação ou até mesmo vender o seu negócio naval, depois de ter perdido para a DCNS um contrato de submarinos australianos no valor de 38 mil milhões de dólares no ano passado.

As acções da Thyssenkrupp estão a descer 0,26% para 23,275 euros.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio