pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Portugueses já receberam 7,5 mil milhões em prémios do Euromilhões

O jogo do Euromilhões já rendeu aos cofres da Santa Casa 16.271 milhões de euros. Por sua vez, distribuiu 7,5 mil milhões em prémios aos portugueses.

SCM, Santa Casa da Misericórdia, euromilhões
SCM, Santa Casa da Misericórdia, euromilhões João Miguel Rodrigues
08 de Outubro de 2024 às 09:28

Desde o seu lançamento há 20 anos, o Euromilhões já atribuiu 79 primeiros prémios a Portugal. O montante ascende a 2,9 mil milhões de euros e coloca o país no quarto lugar do sorteio europeu. No total, os apostadores portugueses já arrecadaram 7,5 mil milhões de euros em prémios.

O primeiro prémio mais alto de sempre em Portugal foi sorteado a 25 de junho de 2024, no valor de 213 milhões de euros. O valor foi entregue a um apostador do distrito do Porto. O impacto deste prémio milionário nas contas externas portuguesas foi tão significativo, que contribuiu para o aumento do excedente externo total do primeiro semestre de 2024.

No top 3 de maiores prémios atribuídos ao país, seguem-se 190 milhões de euros, em outubro de 2014, entregue a um apostador de Castelo Branco, e 163,55 milhões, atribuídos no distrito de Coimbra. 

Ainda assim, o ano com mais totalistas foi 2007, com nove primeiros prémios vencidos em Portugal, seguindo-se 2006 e 2013, com sete primeiros prémios em cada ano, e depois 2008 e 2011, com seis cada um. O Porto é o distrito mais vezes vencedor, com Lisboa e Faro na segunda e terceira posição.

"O Euromilhões em Portugal acumulou em vendas brutas cerca de 16.271 milhões de euros, o que permitiu aos Jogos Santa Casa distribuir aos seus beneficiários cerca de 6.230 milhões de euros para o desenvolvimento das políticas sociais do Estado nas áreas da saúde, solidariedade social, desporto e cultura", indica a Santa Casa da Misericórdia em comunicado.

Lançado a 7 de fevereiro de 2004, o Euromilhões foi resultado de um acordo entre várias lotarias europeias. O primeiro sorteio, realizado a 13 de fevereiro de 2004, contou com a participação de três países fundadores: França, Espanha e Reino Unido. Em outubro do mesmo ano, juntaram-se outros países: Portugal, Irlanda, Áustria, Bélgica, Suíça e Luxemburgo.

Por cá, desde o início de 2013 que os jogos sociais são taxados com um imposto de selo de 20% quando os montantes a distribuir forem iguais ou superiores a 5000 euros. A medida foi justificada à época com a situação deficitária das finanças públicas do país.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio