Portugueses menos satisfeitos com desempenho da economia
Os portugueses estão menos satisfeitos com o desempenho dos principais sectores da economia, nomeadamente banca, combustíveis, comunicações, energia, seguros e transportes de passageiros de Lisboa e Porto.
Os portugueses estão menos satisfeitos com o desempenho dos principais sectores da economia, nomeadamente banca, combustíveis, comunicações, energia, seguros e transportes de passageiros de Lisboa e Porto.
O subsector televisão por cabo é aquele que apresenta um menor índice de satisfação, com 59,5 pontos, e o sector dos gás em garrafa, é aquele que maior satisfação gera, com 73,5 pontos.
Estes são resultados do ESCI – Índice Nacional de Satisfação do Cliente 2007, apresentados hoje, e elaborados pelo Instituto Nacional de Estatística e Gestão de Informação (INEGI) da Universidade Nova de Lisboa (UNL), em conjunto com o Instituto Português da Qualidade (IPQ) e pela Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ). As entidades mediram sete variáveis como imagem, expectativas, qualidade, calor percepcionado (relação qualidade/preço), satisfação, lealdade e reclamações.
“Os portugueses estão menos satisfeitos face a 2006. Penso que esta situação não é alheia tendência de pessimismo”, afirma Pedro Simões Coelho, professor do ISEGI e um dos responsáveis pelo estudo, ressaltando que estes resultados ainda não reflectem o agravamento dos preços dos combustíveis.
De acordo com o estudo, que resulta de 11.833 entrevistas a clientes de 11 sectores e subsectores da economia, a televisão por cabo obtém os valores mínimos em quase todas as variáveis analisadas, tais como imagem percepcionada, expectativas, qualidade, valor, satisfação e lealdade. Já a área da banca sobressai ao apresentar o valor máximo dos sectores em quase todas as variáveis estudadas.
Por sector de actividade, as empresas que mais satisfação geram aos clientes são o BPI, a OK Teleseguros, a Vodafone, o Clix, o Metropolitano de Lisboa e o Metro do Porto.
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