pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

PT investe 2,5 milhões em cabo submarino de Porto Santo

A Portugal Telecom investiu 2,5 milhões de euros na instalação de um cabo de fibra óptica de 84 quilómetros que passará agora a ligar as ilhas da Madeira e do Porto Santo, disse ao Negocios.pt fonte oficial da operadora.

29 de Setembro de 2003 às 11:58

A Portugal Telecom investiu 2,5 milhões de euros na instalação de um cabo de fibra óptica de 84 quilómetros que passará agora a ligar as ilhas da Madeira e do Porto Santo, disse ao Negocios.pt fonte oficial da operadora.

«O investimento em cabo e envolventes foi de 2,5 milhões de euros», afirmou a mesma fonte.

O sistema Madeira-Porto Santo que amanhã será inaugurado pela PT e pelo Governo Regional é constituído por um cabo submarino de fibra óptica com um comprimento de 84 quilómetros que interliga a vila do Porto da Cruz, situada no norte da Madeira com a Praia do Cabeço, no Porto Santo.

De acordo com a informação cedida pela operadora de telecomunicações portuguesa, «dada a curta distância que separa as duas ilhas, este sistema não requer a utilização de repetidores submarinos».

Com a amarração do cabo submarino Madeira - Porto Santo complementa-se o anel óptico de telecomunicações entre o Continente, os Açores e a Madeira (CAM), que tem por objectivo «melhorar a qualidade e especialmente a segurança destas ligações».

O projecto é da responsabilidade conjunta da PT Comunicações e da Cabo TV Madeirense. Está equipado com quatro pares de fibras ópticas, «o que permite responder às necessidades de tráfego de telecomunicações fixas, móveis, de banda larga e de televisão por cabo, ficando dois pares de fibra óptica vagos para utilização futura».

A «capacidade instalada pela PT Comunicações é de 155 Megabytes (STM-1), equivalente a 1.920 circuitos telefónicos. Pelo facto desta ligação ser de curta distância, a capacidade pode ser ampliada até centenas de Gigabytes», acrescenta a PT.

O fabrico e instalação deste novo cabo foi atribuído ao grupo Alcatel, através da Alcatel Submarine Networks.

As acções da Portugal Telecom [PTC] seguiam a subir 1,95%, para 6,81 euros.

*A jornalista viajou ao Porto Santo a convite da PT.

Publicidade
C•Studio