Empresas Teva lança oferta de compra de 40,1 mil milhões de dólares sobre a Mylan

Teva lança oferta de compra de 40,1 mil milhões de dólares sobre a Mylan

A Mylan NV, a maior fabricante norte-americana de medicamentos genéricos, segue a disparar na bolsa nova-iorquina, depois de a israelita Teva Pharmaceutical Industries ter lançado uma oferta de aquisição no valor de 82 dólares por acção.
A carregar o vídeo ...
Bloomberg TV Carla Pedro 21 de abril de 2015 às 19:25

A indústria farmacêutica está esta terça-feira, 21 de Abril, em alvoroço nos Estados Unidos, depois do anúncio daquela que é a maior tentativa de compra no sector este ano, segundo a Bloomberg.

 

A israelita Teva Pharmaceutical Industries, a maior fabricante mundial de medicamentos genéricos, lançou uma oferta pública de aquisição (OPA) de 82 dólares por acção (50% em dinheiro e 50% em acções) sobre a Mylan NV, o que corresponde a mais 23% face ao valor de fecho da Mylan no dia 16 de Abril, o dia anterior ao anúncio da Bloomberg sobre esta possibilidade de OPA.

 

Um preço de compra no valor de 82 dólares por acção avalia a Mylan em cerca de 40,1 mil milhões de dólares (37,2 mil milhões de euros).

 

Na sessão desta terça-feira, a Mylan segue a escalar 8,4% para 73,75 dólares por acção na bolsa nova-iorquina. Já os ADR da Teva sobem 2,9% para 65,13 dólares.

 

Os ADR [AmericanDepositaryReceipts] são certificados de depósito representativos de acções de empresas estrangeiras, negociadas em bolsa no país de origem, que são transaccionados em bolsas norte-americanas, como se de acções se tratassem.

 

Recorde-se que no passado dia 8 de Abril, a Mylan NV lançou uma oferta de compra, no valor de 28,9 mil milhões de dólares (205 dólares por acção), sobre a sua rival Perrigo Co. Na sessão desta terça-feira, a Perrigo segue a cair 2,3%.

 

A Bloomberg sublinha que a Teva poderá ter-se apressado a lançar esta oferta antes de uma eventual concretização da aquisição da Perrigo - que poderia tornar a Mylan num alvo demasiado forte. Entretanto, ao final do dia, a Perrigo anunciou a rejeição da proposta de compra lançada pela Mylan.

 

No passado dia 30 de Março, a Teva anunciou a aquisição da Auspex Pharmaceuticals por 3,5 mil milhões de dólares em dinheiro.

 

Se esta compra da Mylan pela Teva for consumada, irá somar-se ao ritmo frenético de fusões e aquisições na indústria farmacêutica este ano, salienta o Financial Times. Nos três primeiros meses do ano, o valor total de fusões e aquisições neste sector atingiu os 95,3 mil milhões de dólares, um aumento de 70% face ao período homólogo do ano passado, segundo os dados da Thomson Reuters citados pelo FT.

 

 

(notícia actualizada às 21h10 com a rejeição de compra pela Perrigo)




pub

Marketing Automation certified by E-GOI