Volkswagen tenta reaproximar-se dos clientes com nova campanha
O primeiro esforço de comunicação pós-crise da manipulação de emissões de gases nocivos chegou no sábado a Portugal. Além da publicidade na televisão, tem também lugar na imprensa.
Cinco meses depois de reveladas nos Estados Unidos as alegações de uso de software manipulador das emissões de gases nocivos em viaturas diesel, a Volkswagen regressa às campanhas publicitárias com um posicionamento mais próximo dos consumidores que procura explorar uma componente mais emocional.
Em Portugal, a campanha arrancou no sábado na televisão e conta também com anúncios na imprensa, disse ao Negócios Ricardo Tomaz, do gabinete de comunicação da Siva, representante da marca em Portugal.
"Trata-se de uma campanha de imagem da Volkswagen que inaugura um novo tom e estilo de comunicação, com um posicionamento mais centrado nas pessoas e menos no produto. O investimento é importante e destina-se a assegurar a notoriedade da campanha junto do grande público", refere a mesma fonte, que não revela o valor envolvido no esforço de comunicação.
O vídeo com a duração de um minuto acompanha a relação de um utilizador ao longo da sua vida com alguns dos carros mais emblemáticos da história da Volkswagen e termina com as frases: "É mais do que um simples automóvel. É o companheiro de uma vida". Depois de o fabricante alemão ter estado no centro das atenções nos últimos meses - devido à existência reconhecida em 11 milhões de viaturas em todo o mundo de um software que permite alterar os valores de emissões de gases nocivos nos testes em estrada -, Ricardo Tomaz refere que esta comunicação não pretende chegar "apenas aos clientes atingidos pelo problema das emissões, mas sim o público em geral. Por isso se recorre aos mass-media, com particular relevo para a TV", justifica. A campanha "LIfe Companion" ("Companheiro de uma vida") é desenvolvida pela DDB Berlin, que recorreu à experiência das suas várias agências internacionais para concebê-la. "O Volkswagen é um companheiro leal de quatro rodas. Mas são as pessoas que tornam o Volkswagen numa experiência. Foi por isso que decidimos pôr as pessoas no centro desta campanha", disse Myles Lord, o director executivo da DDB Berlin, ao site campaignlive.co.uk No início de Fevereiro a marca começou a chamar às oficinas portuguesas os primeiros carros afectados pelo problema, começando pelos
O vídeo com a duração de um minuto acompanha a relação de um utilizador ao longo da sua vida com alguns dos carros mais emblemáticos da história da Volkswagen e termina com as frases: "É mais do que um simples automóvel. É o companheiro de uma vida".
Depois de o fabricante alemão ter estado no centro das atenções nos últimos meses - devido à existência reconhecida em 11 milhões de viaturas em todo o mundo de um software que permite alterar os valores de emissões de gases nocivos nos testes em estrada -, Ricardo Tomaz refere que esta comunicação não pretende chegar "apenas aos clientes atingidos pelo problema das emissões, mas sim o público em geral. Por isso se recorre aos mass-media, com particular relevo para a TV", justifica. A campanha "LIfe Companion" ("Companheiro de uma vida") é desenvolvida pela DDB Berlin, que recorreu à experiência das suas várias agências internacionais para concebê-la. "O Volkswagen é um companheiro leal de quatro rodas. Mas são as pessoas que tornam o Volkswagen numa experiência. Foi por isso que decidimos pôr as pessoas no centro desta campanha", disse Myles Lord, o director executivo da DDB Berlin, ao site campaignlive.co.uk
Em Portugal são 125 mil os veículos afectados, entre modelos da Volkswagen, Audi, Skoda e Seat.
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