Volume de negócios na indústria salta 4,4% em fevereiro
O índice de vendas com destino ao mercado nacional subiu acima de 7%, enquanto as que se destinaram ao mercado externo aumentaram modestos 0,2%. O emprego diminuiu equanto as remunerações cresceram.
O volume de negócios na indústria portuguesa subiu 4,4% no segundo mês do ano face ao período homólogo e representa uma melhoria de 3,,8 pontos percentuais em relação a janeiro deste ano.
De acordo com dados disponibilizados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o mercado nacional continua o trajeto de recuperação do primeiro mês do ano e saltou 7,1% em fevereiro, tendo contribuído com 4,3 pontos percentuais para a variação do índice total.
Já as vendas para o mercado externo inverteram a variação negativa observada em janeiro (-4,6%), tendo crescido 0,2% em fevereiro.
A energia continua a ser o segmento que mais contribui para o avanço do índice, já que em fevereiro somou mais de 14%.
Sem o agrupamento da energia, o volume de negócios na indústria acelerou 2%, depois de em janeiro ter registado uma queda de 1,3%.
O INE dá ainda conta de que, neste mês o emprego caiu ligeiramente - cerca de 0,6% - ao mesmo tempo que as remunerações avançaram 4%.
Mais lidas