EDP vende quatro centrais solares em Espanha por 81 milhões

A empresa já assinou outros dois acordos de rotação de ativos, nos EUA, França e Bélgica, que se espera que totalizem cerca de 400 milhões de euros em proveitos.
EDP Miguel Stilwell d’Andrade
Bárbara Silva 18 de Junho de 2025 às 17:21

A EDP Renováveis anunciou esta quarta-feira em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que, no seguimento da informação divulgada ao mercado no dia 16 de dezembro de 2024, concluiu um acordo com a empresa alemã Tion Renewables para a venda de 100% de um portefólio solar de 82 MW em Espanha por cerca de 81 milhões de euros.

"Esta transação inclui quatro parques solares operacionais, um dos quais localizado em Aragão, em operação há cerca de dois anos, e três localizados na Andaluzia, com entrada em operação em novembro de 2024. Os projetos beneficiam de Power Purchase Agreements (PPAs) a 15 anos", refere a empresa no mesmo comunicado.

PUB

A EDPR acrescenta ainda que já assinou acordos para dois outros negócios de rotação de ativos, com conclusão expectável em 2025: um nos Estados Unidos e outro em França e Bélgica, que se espera que totalizem cerca de 400 milhões de euros em proveitos.

No mesmo dia, a EDP Renováveis anunciou que vai vender os dois projetos de energia solar que detém na Hungria, como parte da estratégia da elétrica para reduzir o risco a nível global e o número de países em que está a investir. Em declarações à Bloomberg News, a empresa disse que vai vender os seus ativos renováveis no país do Leste da Europa, com o intuito de sair gradualmente do mercado húngaro. Questionada pelo Negócios, a EDP não quis prestar mais esclarecimentos sobre o tema.

No ano passado, a EDP anunciou a sua estratégia para reduzir o número de mercados em que está presente a nível global, para se concentrar em mercados-chave como a Europa e os Estados Unidos e dando prioridade a mercados de alto crescimento na América do Sul e na região da Ásia-Pacífico. Já este ano, em fevereiro, a empresa revelou também uma redução do ritmo de investimento até 2026, com a aposta em projetos eólicos e solares direcionada para mercados de baixo risco.

PUB

Por outro lado, em relação à Grécia, a EDP disse que está a decorrer uma operação para vender parte de seu portefólio de projetos no país, em linha com a estratégia de rotação de ativos da empresa, apesar de ainda não ter sido tomada nenhuma decisão final.

Pub
Pub
Pub