Gasóleo mais caro e gasolina mais barata a partir da próxima semana

Os preços dos combustíveis vão assumir variações díspares a partir da próxima semana, apesar de se anteverem mudanças ligeiras.
Combustíveis gasóleo gasolina
Bloomberg
Gonçalo Almeida 02 de Outubro de 2020 às 12:35

Atestar um automóvel a diesel ficará ligeiramente mais caro a partir da próxima segunda-feira, dia 5 de outubro, ao passo que com um veículo a gasolina, a ida a um posto de combustível será menos dolorosa.

Isto porque se prevê uma queda de cerca de 1 cêntimo no preço da gasolina simples 95 para os 1,3763 euros por litro, de acordo com os cálculos do Negócios.

PUB

Pelo contrário, há margem para um aumento de cerca de 1 cêntimo no preço do gasóleo simples para os 1,2034 euros por litro.

Esta semana foi negativa para o mercado petrolífero no geral, com os preços das matérias-primas a encaminharem-se para uma nova queda semanal. Para lá dos receios quanto à sustentabilidade da procura pela matéria-prima, a notícia sobre o teste positivo de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, veio abalar ainda mais o cenário.

No acumulado do ano, o preço do gasóleo regista uma queda de 14%, enquanto que na gasolina se observa uma redução de 8%. 

No acumulado do ano, o preço do gasóleo regista uma queda de 14%, enquanto que na gasolina se observa uma redução de 8%. 

PUB

Os cálculos têm por base a evolução destes dois derivados do petróleo (gasóleo e gasolina) e do euro. Mas o custo dos combustíveis na bomba dependerá sempre de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra.

Os novos preços têm em conta as variações calculadas pelo Negócios face ao preço médio praticado em Portugal esta semana e anunciado pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

PUB

Os cálculos do Negócios têm por base contratos diferentes dos seguidos pelas petrolíferas (ainda que a evolução costume ser semelhante), sendo que os dados disponíveis para o Negócios só estão disponíveis até quinta-feira (faltando um dia de negociação).

Pub
Pub
Pub