Governo confirma aumento dos impostos sobre os combustíveis em 2020
O Ministério do Ambiente e da Ação Climática confirma o agravamento em 2020 da taxa de incorporação de energias renováveis nos transportes, a chamada taxa de biocombustíveis, que fará com que os preços dos combustíveis voltem a aumentar no início deste ano devido aos impostos.
PUB
Ao estimar ao Público que "a passagem para uma taxa de 10% [resultará] num aumento de menos de 1 cêntimo por litro", o Governo assume que irá cumprir mesmo a meta assumida com Bruxelas para os biocombustíveis. A dúvida persistia, já que em 2019, ao contrário do expectável, esta taxa até diminuiu (de 7,5% para 7%) para "colar" ao valor praticado em Espanha.
PUB
Ora, acrescentando o IVA, que incide sobre o preço já após a inclusão dos outros impostos cobrados, como esta taxa ou os impostos sobre produtos petrolíferos (ISP), entre outros, a fatura deverá subir cerca de dois cêntimos por litro na gasolina e até 1,5 cêntimos no gasóleo, segundo as contas feitas pela Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro).
PUB
Como o Negócios adiantou a 30 de dezembro, embora o Executivo ainda não tenha publicado as portarias que atualizam os valores das taxas sobre os combustíveis, atestar o depósito de um veículo deverá mesmo encarecer por esta via. É que além da incorporação dos biocombustíveis, também a taxa de carbono deverá ser elevada, podendo implicar um aumento dos preços dos combustíveis em mais de 2,5 cêntimos por litro.
PUB
Arredondando as contas, é possível que os preços dos combustíveis aumentem em cerca de cinco cêntimos devido à atualização destas taxas no arranque do novo ano.
Saber mais sobre...
Saber mais energia combustíveis gasóleo gasolina taxa de carbono biocombustíveis impostos governo ambiente matos fernandesA Europa do lado de lá
UGT tratada com luvas de seda
Mais lidas
O Negócios recomenda