Haitong: IMI sobre barragens é "potencialmente negativo" para EDP
As barragens vão ter de pagar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). E isto vai ter um impacto negativo para a EDP, segundo a Haitong.
PUB
As barragens vão ter de pagar IMI na parte edificada, conforme avança o Jornal de Negócios esta quarta-feira, 17 de Fevereiro. No entanto, a área envolvente e os terrenos ficam isentos do pagamento do imposto, esclarece um despacho da Autoridade Tributária e Aduaneira.
Analisando as possíveis consequências para a maior produtora hidroeléctrica nacional, a Haitong considera que o impacto para a EDP é "potencialmente negativo". Ressalva, no entanto, que este impacto ainda é "incerto", por ainda não ser conhecida a forma de cálculo do activo a ser taxado. A casa de investimentos aponta também que ainda é "incerto" se, "efectivamente", as barragens vão acabar por ter de pagar este imposto. O IMI em Portugal varia entre os 0,3% e os 0,5%, com as taxas mais baixas a estarem concentradas nas áreas rurais. E é precisamente aqui onde as 71 centrais hidroeléctricas da EDP estão localizadas. A EDP segue a valorizar 1,11% para 2,8180 euros na sessão desta quarta-feira na bolsa de Lisboa.
PUB
O IMI em Portugal varia entre os 0,3% e os 0,5%, com as taxas mais baixas a estarem concentradas nas áreas rurais. E é precisamente aqui onde as 71 centrais hidroeléctricas da EDP estão localizadas.
A EDP segue a valorizar 1,11% para 2,8180 euros na sessão desta quarta-feira na bolsa de Lisboa.
PUB
Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.
Saber mais sobre...
Saber mais EDP energia electricidade Autoridade Tributária e Aduaneira centrais hidroeléctricas barragens antónio mexiaMais lidas
O Negócios recomenda