Lucro da EDP Brasil cresceu 70% em 2015
A EDP Energias do Brasil registou um lucro de 1,265 mil milhões de reais (283 milhões de euros) em 2015, um crescimento de 70% face ao ano anterior.
PUB
O EBITDA da companhia detida em 51% pelo grupo EDP avançou 57% para três mil milhões de reais (708 milhões de euros), com a contribuição da venda da EDP Renováveis Brasil à China Three Gorges, o que gerou um encaixe de 176 milhões de reais.
A ajudar também esteve a renegociação do risco hidrológico em contratos de venda de energia, o que valeu 41 milhões de reais, da empresa do grupo liderado por António Mexia. Ao mesmo tempo, os resultados ganharam energia com o ganho resultante da aquisição a desconto de 50% da central termoeléctrica de Pecém I.
PUB
Por seu turno, a dívida bruta consolidada cresceu 2,8 mil milhões de reais para um total de 6,1 mil milhões no final de 2015, com o aumento a dever-se principalmente à consolidação da central de Pecém I (2,1 mil milhões de reais).
Já este ano, a EDP – Energias do Brasil, liderada por Miguel Setas, concluiu a venda de 100% da Pantanal Energética, por 390 milhões de reais, à Cachoeira Escura Energética.
PUB
Em termos de clientes, a companhia cresceu 57% para um total de 5,7 milhões. Nos diferentes segmentos, o maior crescimento foi registado no mercado residencial, mais 59% para 2,1 milhóes de clientes. A EDP Brasil forneceu mais 56% de electricidade ao longo de 2015, apesar da comercialização ter recuado 25%.
No Brasil, a produção cresceu 20%, beneficiando da consolidação integral da central a carvão de Pecém, desde Maio de 2015, "que mais do que compensou a diminuição em 22% da produção hídrica", devido à seca que assolou o país, segundo os dados apresentados em Janeiro.
PUB
Dentro do grupo energético, a EDP Renováveis já apresentou os seus resultados anuais e registou lucros de 167 milhões de euros, mais 32% face ao ano anterior.
Falta agora a EDP apresentar os seus resultados anuais, com o CaixaBI a prever um recuo de 5%. A companhia comunica os resultados na quinta-feira, 3 de Março, após o fecho da bolsa de Lisboa.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais EDP Energias Brasil grupo EDP EDP China Three Gorges EDP Brasil energia antónio mexia.O imperativo categórico
Esperteza saloia
Mais lidas
O Negócios recomenda