Mais de 130 agências Millennium bcp vão ter energia fornecida por "bairros solares" da EDP
A EDP Comercial e o Millennium bcp anunciaram esta quinta-feira uma nova parceria para que mais de 130 sucursais do banco passem a estar integradas em "bairros solares" que a energética está a desenvolver por todo o país. Neste momento, o Millennium bcp tem já centrais solares em operação no seu principal centro de coordenação a nível nacional, no TagusPark.
PUB
As duas empresas estimam que estas comunidades de energia forneçam anualmente cerca de 1,8 GWh de energia solar às agências do Millennium bcp e que esta energia seja suficiente para abastecer o consumo de praticamente todos os locais abrangidos por esta parceria, durante as horas de sol.
O contrato agora assinado prevê que 30% das sucursais do banco possa então fazer parte destes projetos de autoconsumo coletivo e comunidades de energia renovável, que é produzida localmente por pequenas e médias empresas. Estas, ao cederem o seu espaço para terem painéis solares para consumo próprio de eletricidade e partilha com a "vizinhança" conseguem assim obter uma poupança de até 60% na energia que consumirem a partir destes projetos. Também as sucursais do Millennium bcp que se juntarem às comunidades terão uma redução no preço do seu consumo mensal de eletricidade.
PUB
"Toda a energia dos serviços centrais do banco já tem origem em fontes renováveis, sendo uma grande parte gerada pelas centrais fotovoltaicas instaladas nas nossas instalações do TagusPark. Através desta parceria com a EDP acrescentamos mais de 130 sucursais que não podem ter painéis solares próprios" disse Miguel Maya, presidente da Comissão Executiva do Millennium bcp, em comunicado
O projeto agora anunciado vem reforçar a parceria já existente entre a a EDP e o Millennium bcp: em 2017, a elétrica instalou a primeira central solar com 1 MWp de capacidade total e com mais de 3.700 painéis solares nos telhados de três edifícios do Millennium bcp no Taguspark, em Oeiras. Em 2022, foram adicionados mais de 1.800 painéis com a capacidade de 1MWp nos telhados dos restantes edifícios, abrangendo desta forma toda a cobertura das instalações do Millennium bcp no Taguspark.
PUB
"Até outubro de 2024, estas centrais instaladas pela EDP para o banco já produziram cerca de 10 GWh de eletricidade que seria suficiente para abastecer anualmente mais de 600 famílias portuguesas com energia limpa. Desde 2022 que toda a eletricidade que o Millennium bcp utiliza nos edifícios do Taguspark é 100% verde, num mix de energia produzida por estas centrais fotovoltaicas", acrescenta o comunicado.
A desenvolver projetos de autoconsumo coletivo de energia desde 2020, a EDP já tem cerca de 4.440 "bairros solares" contratados com clientes, com um potencial para adicionar mais de 150 MWp de capacidade solar ao país e partilharem benefícios com até 110 mil vizinhos.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Energia solar Poupança de energia Energias de Portugal Taguspark OeirasMais lidas
O Negócios recomenda