Primeiro parque eólico no mar português arranca em 2017
A primeira central eólica offshore em Portugal arranca em 2017. Depois do sucesso alcançado pelo projecto piloto, a segunda fase do projecto Windfloat deverá estar concluída daqui a dois anos.
PUB
"Se tudo correr bem, este segundo projecto de 25 megawatts, no qual estamos a trabalhar com apoio comunitário, entra em exploração em 2017", disse ao Negócios o presidente da EDP Renováveis.
João Manso Neto sublinhou o sucesso alcançado pelo projecto piloto. "O projecto de dois megawatts provou que funciona, mesmo com mau tempo. Agora temos de ver se conseguimos tornar a tecnologia mais barata", disse.
PUB
As declarações do responsável foram feitas à margem do sétimo encontro da Associação Portuguesa das Empresas do Sector Eléctrico (Elecpor) que teve lugar esta sexta-feira, 13 de Novembro em Lisboa.
O gestor sublinhou que esta tecnologia "não é tanto para Portugal", mas que pode vir a ser "importante para a exportação, para outros países que tenham também profundidades no mar muito elevadas".
PUB
A EDP Renováveis adquiriu recentemente uma licença para construir uma central solar no Alentejo, que além de produzir energia para vender, vai também servir para a EDP Renováveis e EDP Inovação testarem uma nova tecnologia.
PUB
"O que este projecto tem de interessante é que 2,9 megawatts vão ser convencionais, mas 100 kilowatts vão ser um projecto de investigação e de desenvolvimento em solar mais concentrado", explicou. Dos nove gigawatts de potência instalada pela EDP Renováveis em 12 países, a grande maioria é energia eólica, com apenas 82 MW a pertencerem a energia solar. Manso Neto acredita que o futuro da energética vai passar cada vez mais pelo sol. "Temos que encontrar um modelo de negócio que nos permita fazer dinheiro. Agora que o solar vai ter cada vez mais importância, é claro que sim".
Dos nove gigawatts de potência instalada pela EDP Renováveis em 12 países, a grande maioria é energia eólica, com apenas 82 MW a pertencerem a energia solar.
Manso Neto acredita que o futuro da energética vai passar cada vez mais pelo sol. "Temos que encontrar um modelo de negócio que nos permita fazer dinheiro. Agora que o solar vai ter cada vez mais importância, é claro que sim".
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais João Manso Neto EDP Renováveis Associação Portuguesa das Empresas do Sector Eléctrico elecpor energias renováveis energia eólica energiaMais lidas
O Negócios recomenda