Consumo de gás para produção elétrica dispara 131% em outubro
Segmento convencial, que engloba famílias e empresas regista quebra de 7,7%. Produção verde recua para o nível mais baixo desde setembro de 2023.
- 1
- ...
O consumo de gás natural para produção de eletricidade em Portugal disparou 131% em outubro, face ao mesmo mês de 2024, segundo dados da REN – Redes Energéticas Nacionais. No total, o consumo nacional de gás aumentou 13% no mês, sustentado pelo forte contributo do segmento de geração elétrica, enquanto o segmento convencional — que inclui indústria e outros consumidores — recuou 7,7%.
O sistema nacional foi abastecido maioritariamente através do terminal de GNL de Sines, que continua a ser o principal ponto de entrada. A interligação com Espanha representou apenas 8% do total. Entre janeiro e outubro, Nigéria e Estados Unidos mantiveram-se como os maiores fornecedores, com 48% e 43%, respetivamente, do aprovisionamento nacional.
Em sentido contrário, a produção renovável registou em outubro o valor mais baixo desde setembro de 2023, abastecendo 50,2% do consumo elétrico nacional. A produção não renovável representou 18% e as importações 32%.
Nos primeiros 10 meses do ano, a produção renovável abasteceu 68% do consumo elétrico nacional, ligeiramente abaixo dos 72% registados no mesmo período de 2024, segundo a REN, acrescentando que a energia hídrica respondeu por 26%, a eólica por 24%, a fotovoltaica por 13% e a biomassa por 5%.
Mais lidas