pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

EDP Renováveis encaixa menos 29 milhões que o previsto com vendas na Polónia e Itália

A empresa justifica a diferença em relação ao valor que esperava encaixar em Dezembro de 2015 com alterações relacionadas com o ajustamento do perímetro da transacção, ajustamentos ao preço e diferenças cambiais.

Pedro Elias/Negócios
27 de Outubro de 2016 às 18:43

Ao fim de dez meses, a EDP Renováveis deu por concluída esta quinta-feira, 27 de Outubro, a venda de duas participações minoritárias nos mercados polaco e italiano a subsidiárias de uma empresa detida pela China Three Gorges, principal accionista da EDP.

Com a operação, a EDP R encaixou 363 milhões de euros, menos 29 milhões que os 392 milhões de euros que esperava receber em Dezembro de 2015, quando anunciou a operação. 

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a companhia liderada por Manso Neto refere que as autorizações necessárias entretanto obtidas junto dos reguladores permitiram formalizar a alienação a duas subsidiárias da ACE Investment Fund de 49% da participação detida em activos eólicos com capacidade de 548 MW em Itália e na Polónia.

A diferença de quase 30 milhões de euros reflecte, segundo a empresa, alterações como o "ajustamento do perímetro da transacção, fluxos de caixa previamente distribuídos por estes parque eólicos, normais ajustamentos ao preço e diferenças cambiais."

Além da participação accionista, a venda inclui também suprimentos nesses activos eólicos, acrescenta o comunicado. O ACE Investment Fund é participado pela China Three Gorges Hong Kong, por sua vez detida pela China Three Gorges.

A empresa salienta que a venda assinada hoje enquadra-se na parceria estratégica no valor de dois mil milhões de euros estabelecida em Dezembro de 2011 entre a EDP - principal accionista da EDPR - e a China Three Gorges, accionista de referência da energética nacional.

As acções da EDP Renováveis fecharam a sessão desta quinta-feira em queda de 0,94% para 6,05 euros.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio