Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

ERSE: Endesa com os preços mais baixos no mercado de electricidade

A análise do regulador ao mercado liberalizado de electricidade diz respeito à última semana de Março. A Endesa volta a ter os preços mais em conta na luz.

Bloomberg
André Cabrita-Mendes andremendes@negocios.pt 23 de Abril de 2018 às 16:11
  • Assine já 1€/1 mês
  • 9
  • ...
A Endesa foi a empresa que registou os preços mais baixos no mercado liberalizado de electricidade no final do primeiro trimestre. A análise foi feita pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e divulgada esta segunda-feira, 23 de Abril.

O regulador analisou os valores de uma factura anual praticados na última semana de Março e esclarece que "os preços e comparações apresentados resultam da componente da factura anual relativa ao fornecimento de electricidade, sem impostos e taxas, sendo a análise efectuada em preços reais".

Analisando os preços para um casal, a ERSE aponta que o preço mais baixo é o praticado pela Endesa com um valor de 329 euros anuais. Face à tarifa regulada, este valor é 43 euros por ano mais em conta. Para um casal que escolha uma oferta dual (electricidade e gás natural), a oferta mais barata também é a da Endesa (329 euros por ano). 

Analisando as tarifas para um casal com dois filhos, a ERSE aponta que a oferta mais em conta é a da Endesa pr um valor de 822 euros/ano. Face à tarifa regulada, a oferta da Endesa custa menos 113 euros/ano. Nas ofertas duais para um casal com dois filhos, a oferta mais baixa é a da Endesa com um valor de 822 euros/ano. Face à tarifa regulada, esta oferta fica 113 euros/ano mais barata.

Já para um casal com quatro filhos, a oferta de electricidade da Endesa volta a ser a mais barata (1.765 euros/ano). Nas ofertas duais para uma família com seis membros, a oferta da Endesa volta a ser a mais baixa (1.765 euros/ano), menos 254 euros/ano face à tarifa regulada.

A ERSE também divulgou a sua análise aos preços praticados no mercado liberalizado de gás natural durante a última semana de Março. Também aqui, os "preços e comparações apresentados resultam da componente da fatura anual relativa ao fornecimento de gás natural, sem impostos e taxas, sendo a análise efectuada em preços reais".

Nos preços para um casal, a oferta mais em conta é a da Endesa com um valor de 107 euros/ano, ficando 8 euros/ano abaixo da tarifa regulada. Já na oferta dual, a Goldenergy oferece o valor mais competitivo para um casal (97 euros/ano).

Nas ofertas para um casal com dois filhos, a oferta comercial mais baixa é a da Endesa, 202 euros/ano, menos 17 euros/ano face à tarifa regulada. Em relação à oferta dual, o valor mais competitivo é apresentado pela Goldenergy (200 euros/ano).

No caso de um casal com quatro filhos, a oferta mais baixa também é a da Endesa com um valor de 391 euros/ano, menos 34 euros/ano face à tarifa regulada. Para uma família com seis membros, a oferta dual mais em conta é a apresentada pela Endesa (391 euros/ano).
Ver comentários
Saber mais Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos ERSE electricidade gás natural Endesa
Mais lidas
Outras Notícias