Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

França prepara teto para aumento da eletricidade em 2023

"O Governo assumiu as suas responsabilidades ao amortecer o aumento do preço da eletricidade. Sem o mecanismo que pusemos em prática, o aumento não teria sido de 4%, mas de 40%. A nossa iniciativa será idêntica no próximo ano", disse a ministra francesa da Transição Energética.

Reuters
Lusa 11 de Setembro de 2022 às 15:40
A ministra francesa da Transição Energética adiantou hoje que o executivo está a preparar um novo teto para o aumento do preço da eletricidade em 2023. Em 2022, o máximo foi fixado em 4%.

"O Governo assumiu as suas responsabilidades ao amortecer o aumento do preço da eletricidade. Sem o mecanismo que pusemos em prática, o aumento não teria sido de 4%, mas de 40%. A nossa iniciativa será idêntica no próximo ano", disse Agnés Pannier-Runacher, em entrevista à rádio RTL.

A ministra referiu que "nos próximos dias" serão reveladas novidades sobre o novo limite, acrescentando que a medida está a ser elaborada em concertação com o ministro da Economia, Bruno Le Maire, e a primeira-ministra, Elisabeth Borne.

Agnés Pannier-Runacher esclareceu ainda que o limite de preços será compensado com novas receitas, de modo a manter a meta de défice em 5% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2023.

A governante também abordou a questão dos reatores nucleares avariados, cerca de metade dos 56 que o país dispõe, esperando que a maioria seja reaberta.

Já a nível europeu, a ministra garantiu ser a favor de pedir uma contribuição aos produtores energéticos, defendendo que os seus custos "praticamente não mudaram", apesar de o preço ao consumidor ter disparado.
Ver comentários
Saber mais França Agnés Pannier-Runacher política energia eletricidade
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio