Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Morreu António de Almeida, antigo presidente da EDP

António de Almeida foi presidente da EDP entre 1996 e 1998 e secretário de Estado do Tesouro durante vários anos. Faleceu esta madrugada devido a doença oncológica.

Negócios 15 de Agosto de 2015 às 12:05
  • Partilhar artigo
  • 7
  • ...

António Almeida faleceu esta madrugada vítima de doença oncológica, anunciou a Fundação EDP, instituição onde António Almeida exercia o cargo de presidente do conselho de administração.

 

Com 78 anos, António de Almeida exerceu diversos cargos enquanto gestor, tendo-se destacado sobretudo no grupo EDP, onde permaneceu até ao fim da sua vida. Começou em 1996, quando assumiu o cargo de presidente do Conselho de Administração da eléctrica, que ocupou até 1998.

 

Ainda na EDP foi presidente da Comissão de Auditoria, entre 2003 a 2004, assumindo o cargo de presidente do Conselho Geral e de Supervisão em 2006 e posteriormente a liderança da Fundação EDP.

 

Antes da carreira no sector privado, António de Almeida exerceu funções governativas. Foi secretário de Estado do Tesouro entre 1978 e 1980 e de novo entre 1983 e 1985, num gooverno liderado por Mário Soares.

 

O gestor foi também presidente da União de Bancos Portugueses, consultor do Banco de Portugal e administrador do BERD (1998 a 2004). Iniciou a sua carreira em Moçambique e em 1963 e regressou a Portugal em 1974. Nasceu em 1937 e licenciou-se em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (1961). 

 

Miguel Coutinho, actual director executivo da Fundação EDP, recorda António de Almeida como um homem que "viveu uma vida plena" e "que não deixou nada por dizer". Em todos os cargos que desempenhou "deixou uma marca de exigência, frontalidade e rigor. Tinha um espírito analítico, uma inteligência sibilina e um sentido de humor único e particularmente incisivo. Até ao fim, apesar da luta constante que travou com a doença, trabalhou incansavelmente, desafiando-nos sempre a pensar nas melhores escolha para a Fundação EDP", descreve Miguel Coutinho, administrador e director executivo da Fundação EDP. 

 

Ver comentários
Saber mais Fundação EDP António de Almeida
Outras Notícias