Energia Portugal é o terceiro país da UE que mais usa energia renovável

Portugal é o terceiro país da UE que mais usa energia renovável

Apenas a Suécia e a Áustria conseguem superar Portugal neste indicador.
Portugal é o terceiro país da UE que mais usa energia renovável
Reuters
Tiago Varzim 21 de setembro de 2018 às 09:38
A energia renovável corresponde a mais de 50% da energia consumida apenas em cinco Estados-membros. Portugal é um deles, sendo o terceiro país na União Europeia que maior percentagem das suas necessidades energéticas são satisfeitas com renováveis. Os dados foram divulgados esta sexta-feira, dia 21 de Setembro, pelo Eurostat.

No topo da lista está a Áustria onde 73% da energia consumida tem origem renovável, seguida da Suécia com 65%. Depois surge Portugal e a Dinamarca com 54%. A completar o pódio está a Letónia com 51%. Os dados são de 2016. 
No caso de Portugal há uma melhoria face a 2015 quando a percentagem era de 52,6%. Prevê-se que tanto 2017 como 2018 sejam também anos de bom desempenho. Em Março, pela primeira vez, a produção elétrica renovável ultrapassou as necessidades de consumo em Portugal Continental. 

A média da União Europeia também melhorou de 28,8% para 29,6%. Fora da UE, a Islândia (95,3%) e a Noruega (104,7% - produz mais do que o que consume) destacam-se ainda mais.

No entanto, a aposta nas energias renováveis não é transversal a toda a União Europeia. O caso mais distante é o de Malta onde apenas 6% da energia consumida era energia renovável. Abaixo dos 10% encontra-se também o Luxemburgo e a Hungria com 7% e o Chipre com 9%. 

Feitas as contas, a electricidade de fontes renováveis contribuiu para 30% da energia consumida na União Europeia. A fonte mais importante foi a hidroeléctrica, que é responsável por 36,9% da produção. Segue-se a energia eólica com 31,8% e a energia solar com 11,6%. O restante é dividido pelo biogás, a energia geotermal, entre outros. 



pub