Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Ricciardi sai da EDP

Depois de ter entrado para o conselho geral e de supervisão em 2006, José Maria Ricciardi renuncia ao cargo, um ano antes do final do mandato. BES, que era um investidor qualificado da EDP há anos, tem agora uma posição residual.

23.º - José Maria Ricciardi 
Saiu do top-20 este ano, após mediatização de casos de Justiça e de menos negócios no BESI.
Bruno Simão/Negócios
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...

José Maria Ricciardi abandonou o conselho geral e de supervisão da EDP. A informação da renúncia do presidente do Espírito Santo Investment Banking na eléctrica foi dada por comunicado através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

 

“A EDP - Energias de Portugal, S.A. (“EDP”) vem informar o mercado e o público em geral de que o Senhor Dr. José Maria Espírito Santo Silva Ricciardi apresentou a sua renúncia ao cargo de membro do Conselho Geral e de Supervisão”, aponta o documento publicado na manhã desta terça-feira, 13 de Maio.

 

Não são apresentadas, no comunicado, quaisquer razões para esta decisão de José Maria Ricciardi, que foi eleito pela primeira vez para este conselho em Junho de 2006, quando António Mexia assumiu a liderança executiva da eléctrica.

 

O Conselho Geral e de Supervisão é o órgão da eléctrica nacional que acompanha e supervisiona o trabalho da gestão executiva da empresa. É liderado por Eduardo Catroga e é composto por 23 membros - neste momento são 22 com a saída de Ricciardi, nome que, enquanto presidente do BESI, acabou por ser acusado no processo de privatização do capital da EDP.


O actual mandato do conselho iniciou-se a 20 de Fevereiro de 2012 com um prazo de três anos. Sendo assim, Ricciardi, 59 anos, sai da empresa pouco menos de um ano antes do fim do mandato.


O administrador do Banco Espírito Santo era vogal na administração da EDP há oito anos mas a instituição financeira, no final do ano passado, reduziu a sua participação na EDP até 0,69% do capital social.

Ver comentários
Saber mais EDP José Maria Ricciardi BESI
Outras Notícias