Nova Iorque tem o arranha-céus mais inovador do mundo
O arranha-céus residencial VIA 57 West, localizado em Nova Iorque, Estados Unidos, ganhou o prémio do mais inovador edifício do género no mundo.
O projecto, desenvolvido pelo atelier BIG–Bjarke Ingels Group para a The Durst Organization, recebeu o International Highrise Award 2016, atribuído pela unanimidade dos membros do júri.
PUB
O edifício "híbrido", com 709 apartamentos na proximidade do rio Hudson, cruza características de um típico arranha-céus norte-americano com uma área envolvente de padrão europeu, refere um comunicado divulgado esta quarta-feira, 2 de Novembro.
O vencedor, que recebe um prémio de 50 mil dólares (cerca de 45 mil euros), foi encontrado entre 1.500 arranha-céus encomendados nos últimos dois anos a nível internacional. Destes, o Museu de Arquitectura Alemão seleccionou 30 em 14 países, resultando depois numa shortlist de cinco edifícios, escolhida por arquitectos, engenheiros e especialistas em imobiliário.
Além do VIA 57 West, estavam em concurso o Four World Trade Center (Nova Iorque), do atelier japonês Maki & Associates; o 432 Park Avenue (também naquela cidade), projectado pela Viñoly; o SkyHabitat (em Singapura um projecto da norte-americana Safdie Architects) e o SkyVille@Dawson, localizado igualmente naquela cidade asiática e projectado pela local WOHA Architects.
PUB
O prémio é atribuído desde 2004 com periodicidade bienal aos empreendimentos com pelo menos 100 metros de altura e que conjuguem sustentabilidade e uma forma exterior, características do interior e aspectos sociais que resultem num "design pioneiro."
Saber mais sobre...
Saber mais Nova Iorque Estados Unidos Singapura prémios e galardões arquitectura imobiliárioMais lidas
O Negócios recomenda