Bondalti vai fornecer tecnologia a dessalinizadora de 650 milhões na Arábia Saudita

Empresa do universo do Grupo José de Mello especializada no tratamento de águas foi escolhida para participar em projeto Rabigh 4 Independent Water Plant.
Equipamento Bondalti para tratamento de água.
DR
Diana do Mar 05 de Junho de 2025 às 10:07

A Bondalti Water vai fornecer equipamentos para a tecnologia de osmose inversa para uma dessalinizadora que vai ser construída na costa oeste da Arábia Saudita, junto ao Mar Vermelho.

A empresa especializada no tratamento de águas da Bondalti, que , revela que foi escolhida para participar no Rabigh 4 Independent Water Plant (Rabigh 4), um projeto com um investimento total estimado em 647 milhões de euros.
Em causa está um complexo, que inclui a dessalinizadora e todas as infraestruturas associadas, como captação de água do mar, redes de bombeamento e sistemas de tratamento pré e pós-tratamento, que estará dotado de uma capacidade de tratamento de 600 mil m³/dia e um reservatório de armazenamento de 1.200 000 m³ de água. 

PUB

Em comunicado, enviado esta quinta-feira às redações, a empresa explica que "para garantir o desempenho ideal, a Bondalti Water fornecerá agitadores especiais destinados à preparação de soluções químicas e preparadores de floculante em contentores, equipados com sistemas de dosagem automática".

"Este contrato reafirma a projeção internacional da tecnologia da Bondalti Water, que permite a utilização de recursos vitais e escassos, como é o caso da água, de forma mais sustentável", diz o administrador comercial da empresa, António Alonso, citado na mesma nota de imprensa.

As operações comerciais têm início previsto para o primeiro trimestre de 2026, segundo a Bondalti que indica que a água produzida no novo complexo vai servir para "abastecer as regiões de Meca e Medina, contribuindo para a segurança hídrica de milhões de pessoas".

PUB

"A participação da Bondalti Water reforça a sua penetração no mercado saudita, onde a empresa forneceu equipamentos e tecnologias para o projeto Shuaiba 5, uma estação de osmose inversa com capacidade de 600 000 m³/dia desenvolvida pela Saline Water Conversion Corporation (SWCC)", diz a empresa, sublinhando que ampliou seu portefólio no segmento, investindo em soluções para todo o ciclo integral da água e "consolidando-se como parceira de referência em projetos de grande escala".

Este projeto  - explica - vai ser desenvolvido por um consórcio liderado pela Acwa Power, empresa saudita da área de energia e dessalinização, em parceria com a Haji Abdullah Alireza & Co (HAACO), especialista em operação e manutenção de estações dessalinizadoras de água do mar, e o grupo Almoayyed Contracting, do Bahrain.

A Bondalti, descrita como uma das maiores empresas ibéricas no setor da química industrial, também está presente no setor do tratamento e reutilização de águas.

PUB

Conta com instalações industriais em Estarreja e Sintra (Portugal), Cantábria e La Rioja (Espanha), logísticas em Aveiro, Barreiro (Portugal) e Vigo (Espanha), operações em Luanda (Angola) e escritórios em Lisboa (Sede, Portugal), Barcelona, Madrid, Pontevedra e Logroño (Espanha).

Emprega aproximadamente 800 trabalhadores e fechou 2024 com um volume de negócios de 555 milhões de euros (+6% face a 2023) e lucros de 41 milhões (-21%).

PUB


Pub
Pub
Pub