Bondalti vai fornecer tecnologia a dessalinizadora de 650 milhões na Arábia Saudita
A Bondalti Water vai fornecer equipamentos para a tecnologia de osmose inversa para uma dessalinizadora que vai ser construída na costa oeste da Arábia Saudita, junto ao Mar Vermelho.
A empresa especializada no tratamento de águas da Bondalti, que pertence ao Grupo José de Mello, revela que foi escolhida para participar no Rabigh 4 Independent Water Plant (Rabigh 4), um projeto com um investimento total estimado em 647 milhões de euros.
Em causa está um complexo, que inclui a dessalinizadora e todas as infraestruturas associadas, como captação de água do mar, redes de bombeamento e sistemas de tratamento pré e pós-tratamento, que estará dotado de uma capacidade de tratamento de 600 mil m³/dia e um reservatório de armazenamento de 1.200 000 m³ de água.
PUB
Em comunicado, enviado esta quinta-feira às redações, a empresa explica que "para garantir o desempenho ideal, a Bondalti Water fornecerá agitadores especiais destinados à preparação de soluções químicas e preparadores de floculante em contentores, equipados com sistemas de dosagem automática".
"Este contrato reafirma a projeção internacional da tecnologia da Bondalti Water, que permite a utilização de recursos vitais e escassos, como é o caso da água, de forma mais sustentável", diz o administrador comercial da empresa, António Alonso, citado na mesma nota de imprensa.
As operações comerciais têm início previsto para o primeiro trimestre de 2026, segundo a Bondalti que indica que a água produzida no novo complexo vai servir para "abastecer as regiões de Meca e Medina, contribuindo para a segurança hídrica de milhões de pessoas".
PUB
"A participação da Bondalti Water reforça a sua penetração no mercado saudita, onde a empresa forneceu equipamentos e tecnologias para o projeto Shuaiba 5, uma estação de osmose inversa com capacidade de 600 000 m³/dia desenvolvida pela Saline Water Conversion Corporation (SWCC)", diz a empresa, sublinhando que ampliou seu portefólio no segmento, investindo em soluções para todo o ciclo integral da água e "consolidando-se como parceira de referência em projetos de grande escala".
Este projeto - explica - vai ser desenvolvido por um consórcio liderado pela Acwa Power, empresa saudita da área de energia e dessalinização, em parceria com a Haji Abdullah Alireza & Co (HAACO), especialista em operação e manutenção de estações dessalinizadoras de água do mar, e o grupo Almoayyed Contracting, do Bahrain.
A Bondalti, descrita como uma das maiores empresas ibéricas no setor da química industrial, também está presente no setor do tratamento e reutilização de águas.
PUB
Conta com instalações industriais em Estarreja e Sintra (Portugal), Cantábria e La Rioja (Espanha), logísticas em Aveiro, Barreiro (Portugal) e Vigo (Espanha), operações em Luanda (Angola) e escritórios em Lisboa (Sede, Portugal), Barcelona, Madrid, Pontevedra e Logroño (Espanha).
Emprega aproximadamente 800 trabalhadores e fechou 2024 com um volume de negócios de 555 milhões de euros (+6% face a 2023) e lucros de 41 milhões (-21%).
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Investimentos Abastecimento de água Empresas Arábia Saudita Portugal Saline Water Conversion Corporation Rabigh Espanha Antonio Alonso Grupo José de MelloMacron ficou sem margem
Vale tudo
Mais lidas
O Negócios recomenda