Brasmar abre 25% do capital à Oxy e compra fábrica em Espanha por 18 milhões
A Oxy Capital, descrita como a maior gestora de investimentos portuguesa, com mais de mil milhões de euros em ativos sob gestão, vai ficar com uma participação de cerca de 25% da Brasmar, empresa dedicada aos produtos do mar.
O anúncio foi feito pela empresa com sede na Trofa, que tem o VigentGroup como acionista de referência e que, no quadro de uma reorganização acionista reforçou a sua posição, adquirindo mais 1% do capital através da sua participada Promosea. A MCH Private Equity mantém-se com uma posição de aproximadamente 25%, sendo que a operação aguarda ainda "luz verde" da Autoridade da Concorrência.
PUB
"Com esta nova configuração, reforçamos a solidez e a ambição do nosso projeto. A entrada da Oxy Capital traz novas competências e energia, enquanto garantimos estabilidade e alinhamento estratégico com os acionistas que acompanham a empresa há vários anos", diz o fundador e presidente do conselho de administração da Brasmar, Sérgio Silva, citado em comunicado.
Além das mexidas na estrutura acionista, a Brasmar comunicou também a aquisição da unidade produtiva do Grupo Giraldo, operador espanhol especializado em bacalhau refrigerado e pratos preparados à base de peixe, que representa um investimento global de 18 milhões de euros.
A compra vai ser realizada através da subsidiária espanhola BRAESP – Productos Alimenticios, S.A., estando a escritura prevista para a primeira semana de setembro.
PUB
"Esta transação assegura a continuidade da atividade nas unidades de produção de Legutio (Álava) e a manutenção de cerca de 120 postos de trabalho, num investimento total estimado em 18 milhões de euros, que inclui a aquisição, recuperação industrial e o reforço da operação local. Com esta incorporação, a Brasmar reforça a presença no mercado espanhol e consolida a estratégia de crescimento no segmento dos produtos do mar refrigerados, com destaque para os pratos preparados à base de peixe", diz a empresa.
"Acreditamos que este segmento vai ganhar tração nos próximos anos. A operação com o Grupo Giraldo dá-nos escala, 'know-how' e uma marca com forte notoriedade em Espanha", realça Sérgio Silva.
PUB
Fundada em 2003, a Brasmar está presente em mais de 40 países, contando com unidades industriais em Portugal, Espanha e Noruega e com mais de 940 colaboradores. Em 2024, a faturação da empresa ascendeu aos 342milhões de euros.
O VigentGroup, um grupo empresarial de capital português com operações industriais distribuídas por mais de 14 países, que emprega mais de 3.000 trabalhadores, detém, além da Brasmar, a Metalogalva, que atua na área da engenharia e proteção de aço, que fatura 497 milhões.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Fundos de investimento Acionista Empresas Investimentos Espanha Sérgio Silva EquityMais lidas
O Negócios recomenda