Volume de negócios na indústria continuou em queda no ano passado
O volume de negócios na indústria portuguesa continuou a cair em 2024, embora de forma menos expressiva do que a registada no ano anterior. De acordo com dados disponibilizados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística, as vendas na indústria tiveram uma redução média de 0,9% neste período, após a queda de 3,3% registada em 2023.
Apesar da contração observada no ano passado, os dois últimos trimestres de 2024 foram positivos para a indústria e preconizam um caminho de recuperação. Enquanto o volume de negócios arrancou o ano passado com reduções nos primeiros seis meses do ano, o terceiro e quatro trimestre viram as vendas na indústria aumentar em 0,1% e 0,6%, respetivamente.
PUB
O mercado nacional continua, no entanto, a registar um saldo negativo. O volume de negócios para este mercado observou uma contração de 2% em 2024, ligeiramente inferior aos 2,8% registados no ano anterior. No que diz respeito ao quarto trimestre, as vendas na indústria para o mercado nacional assinalaram uma redução de 0,5%.
Por sua vez, o mercado externo conseguiu apresentar um saldo positivo, após uma contração de 4% em 2023. No conjunto do ano passado, as vendas para fora de Portugal aumentaram 1%.
Em termos trimestrais, a variação foi de 2,5% - superior à do trimestre anterior -, apesar de dezembro ter apresentado um saldo negativo de 3,7%.
PUB
Já no que diz respeito ao emprego, remunerações e horas trabalhadas, estes três índices não apresentam uma tendência homogénea. Enquanto o emprego estabilizou em 2024, as remunerações cresceram 7% e as horas trabalhadas caíram 0,4%.
Mais lidas
O Negócios recomenda