pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Bosch vai despedir mais de mil trabalhadores na Alemanha até 2029

A empresa pretende reestruturar a fábrica de Reutlingen. A quebra nas vendas no setor automóvel está a impactar a produção da gigante alemã.

bosch
bosch Peter Kneffel/AP
22 de Julho de 2025 às 18:05

A Bosch anunciou que vai despedir 1.100 trabalhadores da fábrica de Reutlingen, na Alemanha, até 2029, devido a uma reestruturação da operação nessas instalações, que a partir de agora se vai focar, sobretudo, no fabrico de semicondutores, já que a produção de unidades de controlo eletrónicas deixou de ser competitiva no mercado.

"O mercado europeu de unidades de controlo é altamente influenciado pelo preço e ferozmente disputado por novos concorrentes", disse o vice-presidente executivo de operações de semicondutores da Bosch, Dirk Kress, em comunicado, que afirmou ainda que os despedimentos são "urgentemente necessários para garantir o futuro" da fábrica que emprega, atualmente, dez mil trabalhadores. 

O anúncio surge numa altura em que as fabricantes do setor automóvel europeias têm estado sob pressão devido ao aumento de custos de produção e à entrada de novos "players" estrangeiros no mercado. Além disso, as tarifas dos EUA sobre o setor promete impactar significativamente os resultados das empresas. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio