pixel
A carregar o vídeo ...

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Fundação AIP gerou VAB de 583 milhões para a economia nacional

Este valor, relativo a 2024, é avançado por um estudo da consultora BDO e do ISEG e representa um crescimento de 60% face a 2023.

A BTL é um dos eventos organizados pela Fundação AIP.
A BTL é um dos eventos organizados pela Fundação AIP. Sérgio Lemos
10:30

O grupo Fundação AIP, detentor da FIL (Feira Internacional de Lisboa) e da CCL (Centro de Congressos de Lisboa) gerou em 2024 um valor acrescentado bruto (VAB) de 583 milhões de euros para a economia nacional em 2024. Este montante, de acordo com um estudo da consultora BDO e do ISEG, representa um crescimento de 60% face ao ano anterior.

O relatório indica ainda que os eventos organizados pela Fundação AIP e por terceiros nos referidos espaços, geraram um consumo em hotelaria, restauração, transportes e lazer na região de Lisboa de 577 milhões de euros.

“Os resultados deste estudo demonstram a elevada importância da atividade de eventos próprios e de eventos de terceiros para a economia nacional e da região de Lisboa, onde a Fundação AIP tem um papel impulsionador. Fica assim demonstrado o contributo direto da nossa atividade para a economia nacional, bem como o volume de negócios que os participantes nestes eventos geram para o país”, afirma António Ramalho, da Fundação AIP, num comunicado distribuído por esta instituição. 

O estudo da BDO e do ISEG revela igualmente que se realizaram na FIL e no CCL, ao longo de 2024, 142 eventos, os quais registaram uma subida de 20% no número de visitantes. Em particular, os expositores de eventos de terceiros, comunicaram um aumento de 100% no volume de negócios gerado nos eventos e pós-evento em que participaram, totalizando 435 milhões de euros.  

Nota ainda para os empregos criados. Segundo o mesmo documento o número de postos de trabalho cresceu 46%, situando-se nos 16 mil.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio