pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Indústria trofense da Atena "ensaca" 24 milhões com compra da espanhola Polisac

Dois anos depois de ter adquirido a Plastrofa, fabricante de filmes técnicos e embalagens plásticas flexíveis, a dona da Science4you e da Malo Clinic foi a Segóvia comprar uma especialista em sacos técnicos para os setores de segurança, logístico, industrial e alimentar.

28 de Maio de 2025 às 11:00

Meia dúzia de dias após a Autoridade da Concorrência ter sido notificada da "aquisição de controlo conjunto" da Plastrofa por parte das capitais de risco CoRe Capital e Atena Equity Partners, a ainda única dona da empresa acaba de anunciar que fechou a sua primeira aquisição em Espanha, que corporiza um negócio complementar ao da Plastrofa.

Dois anos depois de ter comprado a Plastrofa, produtora de filmes técnicos e embalagens plásticas flexíveis, com 70 pessoas e uma faturação de mais de 11 milhões de euros, dos quais 30% em exportações, a Atena adquiriu a espanhola Manufacturas Polisac, especialista em sacos técnicos para os setores de segurança, logístico, industrial e alimentar.

"Este investimento, concretizado através do fundo Atena II, enquadra-se na estratégia de internacionalização da Plastrofa e permite a criação de um grupo ibérico com uma posição relevante no setor das embalagens plásticas flexíveis", realça a "private equity", esta quarta-feira, 28 de maio, em comunicado.

"Adicionalmente, com esta operação, a Atena reforça o seu papel enquanto parceiro de capital e crescimento das PME portuguesas, ajudando na sua profissionalização e internacionalização como alavancas de criação de valor sustentável", enfatiza a também dona de empresas como a fabricante de brinquedos Science4you, as clínicas dentárias Malo Clinic e a rede de hospitais Unisana.

O novo grupo, que junta a trofense Plastrofa e a segoviana Manufacturas Polisac, emprega mais de 130 pessoas e regista um volume de negócios agregado "superior a 24 milhões de euros", exportando "para mais de uma dezena de países", com a produção de soluções de embalagens em plástico flexível e filmes técnicos, sob a forma de manga, filme, folha e saco.

"As suas soluções permitem diminuir em 70% o consumo de plásticos face às embalagens convencionais de plástico rígidas, captando clientes em países como Portugal, Espanha, França, Alemanha e Bélgica", afiança a Atena.

"A Atena tem um compromisso com o desenvolvimento dos negócios adquiridos, nomeadamente na sua expansão orgânica e no crescimento por aquisições, permitindo a internacionalização dos negócios e o ganho de dimensão e escala", afirma Miguel Lancastre, sócio fundador da Atena Equity Partners, sublinhando que "esta aquisição permite à Plastrofa ganhar dimensão ibérica e reforçar a sua internacionalização, juntando-se a um conjunto alargado de investimentos já realizados no desenvolvimento das operações".

De resto, desde que entrou no capital da empresa trofense, "a Plastrofa profissionalizou a gestão, obteve a certificação alimentar BRC, reforçou a sua capacidade produtiva e investiu em sustentabilidade, com a instalação de uma moderna unidade de tratamento de compostos orgânicos voláteis", enumerou a Atena.

Agora, a sua estratégia de crescimento internacional é reforçada com a integração da Manufacturas Polisac, "empresa com forte ‘know-how’ em mercados complementares e presença em mais de 10 países europeus", permitindo à Plastrofa acelerar a sua atividade além-fronteiras.

"A criação de um grupo ibérico possibilita fortes sinergias comerciais e operacionais, reforçando a capacidade do grupo para responder às necessidades dos seus atuais clientes, mas também crescer com a captação de novos clientes a nível nacional e internacional", explica a Atena.

Concretizada a sua primeira aquisição no país vizinho, a  sociedade gestora de fundos de "private equity" diz que "está atenta a oportunidades de investimento em Espanha que permitam acelerar o crescimento e internacionalização das suas participadas atuais, mas também que permitam a criação de grupos ibéricos de referência nos seus setores de atividade".

"Estamos interessados em investir em empresas na Península Ibérica que permitam criar ‘players’ com posições de liderança nos seus setores de atividade, promovendo sinergias e gerando novas oportunidades", sinaliza Miguel Lancastre, sendo que "as empresas deverão apresentar preferencialmente um nível de faturação acima de 10 milhões de euros, com resultados positivos ou negativos".

Na aquisição da Manufacturas Polisac, a Atena Equity Partners contou com a assessoria da Albia/IMAP (M&A), da Deloite Espanha ("due dilligence" financeira, tax e ambiental) e da Cuatrecasas (legal).

Do lado do vendedor, a assessoria de M&A e legal esteve a cargo da Ecovis.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio