Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portucel fecha aquisição da AMS

A empresa fechou a aquisição da empresa de Vila Velha de Rodão que produz e comercializa produtos de papel tissue depois de ter assegurado todas as "condições necessárias para a conclusão do contrato".

O Haitong avalia as acções da Navigator em 4,20 euros, o que implica um potencial de valorização de 26%. A recomendação é de comprar.

O banco de investimento classifica a Navigator com uma das companhias “mais eficientes” da indústria, apresentando margens acima de 20% devido à sua integração total (pasta e papel), baixos custos laborais e nova capacidade de produção.

O Haitong estima que em 2017 a ex-Portucel vai ser capaz de manter o EBITDA estável apesar da redução substancial dos preços da pasta no último ano. “A empresa deve beneficiar de um dólar forte e dos resultados dos programas de eficiência implementados”, refere o banco.

O baixo endividamento (representa em 2016 apenas 1,7 vezes o EBITDA) e o elevado “payout” (percentagem dos lucros distribuídos aos accionistas) permitem à Navigator apresentar um dos maiores “dividend yields”  da Península Ibérica.
Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 04 de Junho de 2015 às 17:25
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

A Portucel anunciou esta quinta-feira, 4 de Junho, que a sua participada About Balance "adquiriu a totalidade das acções representativas do capital social da AMS", depois de ter "preenchidas as condições necessárias para a conclusão do contrato de compra da AMS BR Star Paper S.A", refere a empresa em comunicado.

 

A companhia liderada por Diogo da Silveira (na foto) tinha notificado a AdC a 16 de Fevereiro passado da aquisição do controlo exclusivo da AMS, empresa de Vila Velha de Rodão que produz e comercializa produtos de papel tissue, nomeadamente papel higiénico, rolos tissue de cozinha e guardanapos.

 

O grupo Portucel anunciou em Fevereiro ter celebrado um contrato de compra da AMS  para entrar numa nova área de negócio, num investimento que ascende a 80 milhões de euros.

 

A AMS tem uma capacidade actual de produção de 30.000 toneladas de "tissue" e de 50.000 toneladas de "converting", contando com 146 colaboradores, tendo neste momento em curso um plano de duplicação da capacidade de produção de papel "tissue", que deverá estar concluído em Setembro deste ano.

 

Em 2014, a AMS apresentou um volume total de vendas de 51,3 milhões de euros, um EBITDA normalizado de  9,5 milhões, um montante de dívida líquida normalizada de 20,63 milhões de euros e capitais próprios contabilísticos de 31,6 milhões de euros.

 

O contrato de compra ficou então sujeito à autorização por parte da Autoridade da Concorrência.

Ver comentários
Saber mais Portucel AMS
Mais lidas
Outras Notícias