Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Semapa, Navigator e Secil com novos chairman

Heinz-Peter Elstrodt, que tem trabalhado com a Semapa na transição e empresa familiar para profissional, vai ser o presidente do conselho de administração da holding depois da morte de Pedro Queiroz Pereira. O CEO continuará a ser João Castello Branco, que acumula com os cargos de chairman da Navigator e da Secil.

Maria João Babo mbabo@negocios.pt 31 de Outubro de 2018 às 16:40
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

Heinz-Peter Elstrodt, especialista no apoio a empresas familiares na transição geracional e profissionalização, vai assumir a 1 de Janeiro de 2019 o cargo de chairman da Semapa, que controla empresas como a Navigator e a Secil.

O alemão de 62 anos assume assim a presidência do conselho de administração da holding na sequência da morte de Pedro Queiroz Pereira em Agosto passado.

João Castello Branco, que continuará a ser o presidente executivo da Semapa, acumulará desde já o cargo com os de chairman da Navigator e da Secil, que eram também desempenhados pelo industrial. 

"Estas alterações são o corolário de um trabalho que já se tinha vindo a desenvolver para preparar a transição geracional antes do falecimento de Pedro Queiroz Pereira, e reflectem o desejo accionista de dar continuidade a um modelo de separação entre a esfera accionista e a esfera de gestão e de continuar a apostar na profissionalização do mesmo, não só a nível da gestão executiva mas também em matérias de governo e de gestão não executiva", explica a Semapa em comunicado.

Na mesma nota, a holding, controlada pela Sodim, agora detida pelas três filhas do empresário, destaca ainda que, no curriculum, Heinz-Peter Elstrodt tem experiência de acompanhamento em temas de governo e estratégia de empresas internacionais relevantes, nomeadamente em "family business".

O responsável tem apoiado empresas líderes de controlo familiar em várias partes do mundo  em processos de transição geracional e governo corporativo, matérias em que tem também vindo a trabalhar nos últimos anos com o grupo Semapa.

Heinz-Peter Elstrodt e tem vindo a exercer cargos de administração não executiva em vários grupos internacionais e lecciona na London Business School sobre empresas de controlo familiar. Antes disso trabalhou na McKinsey, tendo sido presidente desta consultora para a Região da América Latina.

É licenciado em Administração de Empresas e Engenharia Industrial pela Universidade de Karlsruhe, Alemanha.

Além da Navigator e da Secil, a Semapa tem ainda  negócios na área do ambiente, através da ETSA, e na nova economia e start-ups, com a Semapa Next.

Ver comentários
Saber mais Semapa Navigator Secil Heinz-Peter Elstrodt Pedro Queiroz Pereira João Castello Branco
Mais lidas
Outras Notícias