Cinemas perderam quase nove milhões de receitas no primeiro semestre
No primeiro semestre deste ano, as receitas brutas dos cinemas totalizaram 4,9 milhões de euros. Nos seis primeiros meses deste ano as salas estiveram fechadas em fevereiro.
PUB
Mas apesar deste ano só terem estado fechadas durante um mês - em 2020 foram dois meses - o primeiro semestre foi uma razia para as salas de cinema. Que tiveram receitas, segundo dados divulgados pelo ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual, de 4,9 milhões de euros, o que compara com os 13,87 milhões de euros do primeiro semestre de 2020, uma queda de 64,7%.
Maio e junho já foram, este ano, meses de recuperação. Mas não chegou. Se em janeiro as receitas tinham sido 139 mil euros, em abril já foram de 343 mil euros, para em maio ter atingido os 1,76 milhões. Em junho já se fixou nos 2,657 milhões de euros.
PUB
Em janeiro e fevereiro do ano passado, antes da pandemia ter chegado a Portugal, as receitas eram superiores, mensalmente, aos 6 milhões de euros.
No conjunto dos seis primeiros meses deste ano, houve um total de 881 mil espetadores nas salas nacionais, uma queda de 65,7% face aos 3,8 milhões do período homólogo de 2020.
PUB
No primeiro semestre estrearam nas salas nacionais 70 filmes, contra 98 um ano antes. E foram exibidos 283.
F9
THE CONJURING: THE DEVIL MADE ME DO IT
CRUELLA
NOMADLAND
A QUIET PLACE PART II
THE FATHER
RAYA AND THE LAST DRAGON
TOM & JERRY
GODZILLA VS. KONG
PETER RABBIT 2: THE RUNAWAY
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda