Ted Turner, fundador da CNN, morre aos 87 anos
O fundador da CNN, Ted Turner, morreu esta quarta-feira, 6 de maio, aos 87 anos, avançou o canal de notícias norte-americano, citando um comunicado de imprensa divulgado pela sua empresa-mãe.
O multimilionário "extravagante" tinha anunciado em 2018 que sofria de demência de corpos de Lewy, a segunda causa mais frequente de demência degenerativa. Depois disso, praticamente desapareceu da vida pública.
PUB
Ted Turner transformou o meio de comunicação que criou, o primeiro canal de notícias 24 horas por dia do mundo e ao qual apelidava de "a maior conquista" da sua vida, num dos maiores sistemas televisivos por cabo dos EUA, antes de o vender à Time Warner. Conhecido como "Capitão Escandoloso" ou a "Boca do Sul" (Captain Outrageous e The Mouth of the South) pela sua franqueza, criou ainda canais de televisão por cabo como o Cartoon Network, o TBS e o Turner Classic Movies.
Turner era também um conservacionista, um fervoroso defensor do ambiente, tornando-se num dos maiores proprietários individuais dos EUA, com terras estimadas em cerca de 809.000 hectares em oito estados norte-americanos. Chegou a criar o desenho animado Capitão Planeta para educar as crianças sobre o meio ambiente.
Visionário dos média, em 1991 foi eleito "Homem do Ano" pela revista Time por "influenciar a dinâmica dos acontecimentos e transformar telespetadores em 150 países em testemunhas instantâneas da história".
PUB
“Ele era e sempre será a alma da CNN. Ted é o gigante sobre cujos ombros nos apoiamos, e todos nós dedicaremos um momento hoje para homenageá-lo e reconhecer seu impacto em nossas vidas e no mundo", afirmou Mark Thompson, presidente e CEO da CNN Worldwide, num comunicado citado pela Bloomberg.
Saber mais sobre...
Saber mais Demência Televisão Ted Turner Estados Unidos Turner Classic Movies Cartoon Network Warner Media Group Turner Broadcasting SystemMais lidas
O Negócios recomenda