ERC recebe queixa do sindicato sobre Sol e i e diz estar a acompanhar situação
O regulador dos media recebeu uma participação do Sindicato dos Jornalistas sobre a divulgação nos "websites" dos jornais Sol e i da gravação de um plenário de trabalhadores, disse à Lusa fonte oficial da ERC.
Na semana passada, o Sindicato dos Jornalistas (SJ) anunciou que iria apresentar uma queixa à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) contra a administração dos jornais Sol e i por ter divulgado a gravação do plenário de trabalhadores em que foi anunciada a saída do accionista Newshold e o despedimento de mais de 100 funcionários.
Questionada pela Lusa sobre se a ERC tinha recebido alguma queixa do SJ sobre o caso que envolve o Sol e o i, fonte oficial do regulador adiantou que a "Entidade confirma que se encontra a acompanhar essa questão e que a direcção do Sindicato dos Jornalistas apresentou na ERC uma participação relativa à divulgação nos 'sites dos jornais" da "gravação de uma reunião entre trabalhadores e administradores das sociedades detentoras dos referidos órgãos".
Num comunicado divulgado na semana passada, o SJ considerou que a decisão de divulgar a gravação "ultrapassa todos os limites da decência, abre grave precedente e merece uma análise específica", pelo que iria apresentar uma queixa à ERC "pedindo uma avaliação urgente da situação".
Para o SJ, no dia em que foi divulgada a gravação (2 de Dezembro) "é um desses momentos que ficam na história recente do jornalismo português pelas piores razões".
O som da gravação do plenário, cuja duração é de quase duas horas, foi colocado 'online' no i na terça-feira, apenas com o título "Newshold fecha portas. Plenário 30 de Novembro de 2015", sem qualquer notícia a ele associado.
No plenário, realizado a 30 de Novembro, o administrador executivo da empresa, Mário Ramires, explicou aos trabalhadores as razões pelas quais os dois títulos enfrentam um processo de falência que implica o despedimento de dois terços de cada uma das redacções.