O Negócios pergunta. Criação de uma garantia pública para as rendas divide leitores
O Negócios desafiou os leitores a responderem a uma pergunta no canal do WhatsApp sobre a proposta conjunta de proprietários e setor imobiliário para estimular o arrendamento. Eis as conclusões.
- 2
- ...
Uma garantia pública para o arrendamento, à semelhança do que existe já para a aquisição de habitação própria e permanente, foi uma das propostas elaboradas por um conjunto de associações representativas do setor imobiliário que se juntaram para apresentar ao Governo “uma posição comum com o propósito de contribuir para o processo legislativo em curso sobre habitação e arrendamento”.
As propostas foram entregues na semana passada ao ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, e a ideia é “apontar um caminho de consenso para superar a crise habitacional”, referem num comunicado conjunto. Além da criação da referida garantia pública para as rendas, defendem mais incentivos fiscais, o fim do congelamento das rendas anteriores a 1990 ou a implementação, na prática, dos seguros para quem arrenda.
Os leitores que responderam à questão no canal de WhatsApp do Negócios mostram-se divididos sobre a possibilidade da criação de uma garantia pública para as rendas. Entre as 155 respostas obtidas, 61 inquiridos "concordam totalmente" com a ideia, enquanto 54 "discordam totalmente". Há ainda 14 leitores que não têm opinião sobre o tema.
O Negócios quer saber a opinião dos seus leitores sobre os assuntos mais relevantes da atualidade. Para isso, coloca regularmente questões aos subscritores do canal de WhatsApp.
Mais lidas